Hist ria da influ ncia africana na m sica brasileira

647 palavras 3 páginas
História da influência africana na música brasileira

A influência africana no processo de formação na música brasileira começou a ser delineada a partir do tráfico negreiro. Os escravos possuíam uma grande diversidade cultural devido à sua origem distinta, pois, eram de diversas regiões do continente africano. Já, no Brasil esses africanos souberam reviver suas culturas de origem e recriaram novas práticas culturais através do contato com outras culturas (portugueses e índios).
Com a escravidão dos Africanos foi se criando uma sociedade e com ela veio a cultura do negro brasileiro. A raiz negra está em tudo: no samba, no pagode, no afoxé, nas festas folclóricas como a do maracatu. Além dos ritmos, os africanos trouxeram também instrumentos, a cuíca e outros instrumentos de percussão, como o atabaque e o berimbau. Essas foram as maiores contribuições do elemento africano.

Escolhemos dois estilos musicais de origem africana pra apresentar, o SAMBA e o REGGAE.

Samba é um gênero musical, que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. Dentre suas características originais, possui dança acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano. Apesar de ser um gênero musical resultante das estruturas musicais europeias e africanas, foi com os símbolos da cultura negra brasileira que o samba se alastrou pelo território nacional. Embora houvesse variadas formas de samba no Brasil (não apenas na Bahia, como também no Maranhão, em Minas Gerais, em Pernambuco e em São Paulo) sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, então capital do Brasil Imperial, onde chegou durante a segunda metade do século XIX levado por negros oriundos do sertão baiano.
No Rio de

Relacionados

  • trabalho
    9247 palavras | 37 páginas
  • VON MARTIUS Como se deve escrever a hist ria do Brasil
    13849 palavras | 56 páginas
  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • a nova contabilidade social leda mari hellip
    131733 palavras | 527 páginas