Hist Ria Da Associa O Brasileira De Rela Es P Blicas Tem Origem No Trabalho De Pessoas Que Acreditaram Na Institui O Desta Profiss O No Brasil 1

672 palavras 3 páginas
A história da Associação Brasileira de Relações Públicas tem origem no trabalho de pessoas que acreditaram na instituição desta profissão no Brasil. Desde a sua fundação, a ABRP e os demais órgãos de classe de profissionais de Relações Públicas têm trabalhado para estabelecer princípios para nortear suas atividades, ter o reconhecimento público e promover o ensino e prática da profissão com ética, disciplina e lealdade.
Para conhecer um pouco desta jornada é necessário, antes de tudo, recordar o surgimento das Relações Públicas e de sua instituicionalização. Uma das versões mais aceitas propõe que o termo "Relações Públicas", na verdade, apareceu em 1882, na Yale Law School, nos Estados Unidos da América, quando da realização de uma conferência que tinha o título de "The Public Relations and the Duties of the Legal Profession".
O início do século XX nos EUA foi marcado pelo surgimento dos monopólios, concentração de riqueza e insatisfação generalizada dos trabalhadores. A sociedade passou a oferecer grande pressão sobre as empresas e os jornais da época refletiam esta situação. O grande empresário Rockefeller decidiu então contratar Ivy Ledbetter Lee, jornalista que vinha se preocupando com a política discriminatória do mundo dos negócios, que propôs a adoção de medidas radicais para humanizar a corporação aos olhos do povo.
Coube assim a Lee a glória de ter sido o primeiro a colocar em prática os princípios e as técnicas de Relações Públicas.
No Brasil, o marco inicial das Relações Públicas ocorreu em 30 de janeiro de 1914, com a criação de um departamento na antiga "The Light and Power Co. Ltda.", concessionária da iluminação pública e do transporte coletivo na capital paulista. Na ocasião, a direção da Light, sentindo a necessidade de um setor especializado para cuidar do seu relacionamento com os órgãos da imprensa e com os poderes concedentes, criou o Departamento de Relações Públicas, que foi entregue ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, que durante 19

Relacionados