Hist ria Contempor nea AD1

855 palavras 4 páginas
Nome: Leonardo Miranda Soares
Polo: Miguel Pereira
Matricula: 14116090011
História Contemporânea

AD1 – História Contemporânea

Por que Thompson se opõe diametralmente ao estruturalismo althusseriano? Como a autora desenvolve os argumentos elencados para justificar e contextualizar isso?

Thompson criticou o estruturalismo de Althusser, pois objetivava resgatar a teoria marxista original e não essa versão apresentada pelo referido filósofo e ainda pelo fato deste ignorar a produção historiográfica francesa, para tal critica usou como paradigma método comparativo de Marc Bloch e a noção de tempo histórico de Braudel.

A autora usa da convergencia entre os estudos de Thompson e os criadores dos Annales, Marc Bloch e Lucien Febvre. Destaca a autora, ao analisar de forma mais detida da Miséria da Teoria, que tal obra de Thompson sofreu forte influencia, particularmente o texto Introdução à História. Aduz a autora ainda que pode-se obeservar certas diferenças e similaridades podem ser observadas em outras obras, onde resta claro os obejitvos tanto de Thompson quanto ao estruturalismo althusseriano quanto ao foco de oposição à história-tradicional dos Annales.

Ana Rosa Cloclet da Silva argumenta que para além de uma influência unidirecional, houve entre marxistas e historiadores franceses uma interferência mútua. Identifique os argumentos usados pela autora para sustentar esta proposição.

A Autora sustenta esta preposição usando dos seguintes argumentos:

“No entanto, conforme ressalta Guy Bois, esse contato não deve ser enfocado unidirecionalmente: se por um lado houve pouca assimilação dos Annales na historiografia marxista até a década de 50, por outro, já por essa época, a historiografia francesa sofria uma influência indireta do marxismo. Segundo ele, “foi como método de análise unindo economia e história que o marxismo influenciou na França a ciência histórica”2 , no período em questão, destacando-se nesse processo de “penetração difusa” do marxismo,

Relacionados