História do Cimento

Páginas: 10 (2458 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
Os materiais sempre tiveram um papel fundamental na vida da humanidade. As civilizações antigas foram designadas de acordo com o domínio dos materiais, idade da pedra, idade do ferro, etc. No início o homem só tinha acesso aos materiais naturais, tais como pedras, madeira, ossos e peles. A noção inicial baseava-se na dureza. Após o domínio do fogo, tomou-se noção dos materiaisinflamáveis e não-inflamáveis bem como outras transformações decorrentes da temperatura. Com o passar do tempo foi se descobrindo a possibilidade de criação de novos materiais, como cimento e os metais utilizados na construção.
Os materiais usados em construções se destinam a diversos fins, tais como acabamentos, estruturas, de vedação, impermeabilizantes, etc., sendo que cada um deles exigecaracterísticas próprias para o fim a que se destinam.
Quanto à origem os materiais de construção podem ser naturais (pedra, areia, madeira, etc.), artificiais (cimento, vidro, aço, etc.) ou combinados (argamassa de cal, argamassa de cimento, concreto, etc.).
Quanto à composição química os materiais de construção podem ser minerais – cerâmicos ou metálicos (cimento, tijolo, aço, ligas metálicas, etc.) ouorgânicos (madeira, asfalto, plástico, etc.).
HISTÓRIA DO CIMENTO
Tecnicamente, podemos definir cimento (Cimento não é uma substância, é uma mistura. Então ele não pode ser descrito por uma fórmula química), como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. A arquitetura monumental do Egito Antigo já usava uma liga constituída por umamistura de gesso calcinado que, de certa forma, é a origem do cimento. As grandes obras gregas ou romanas, como o Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de certas terras de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento sob a ação da água.
O grande passo no desenvolvimento do cimento foi dado em 1756 pelo inglês John Smeaton, que conseguiu obter um produto de alta resistência por meiode calcinação de calcários moles e argilosos. Em 1818, o francês Vicat obteve resultados semelhantes aos de Smeaton, pela mistura de componentes argilosos e calcários. Ele é considerado o inventor do cimento artificial. Em 1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar,tornava-se tão dura quanto as pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
Hoje, o cimento Portland é um material rigorosamente definido, e sua fabricação segueprincípios bem estabelecidos. A grande versatilidade de emprego e notáveis qualidade de adaptação a novos produtos e métodos construtivos aumentam, a cada dia, sua ampla gama de aplicações.
FABRICAÇÃO DO CIMENTO PORTLAND
O cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence à classe dosmateriais classificados como aglomerantes hidráulicos esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência à compressão e resistente à água e a sulfatos. O cimento Portland é um material em forma de pó, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio. Estes materiais ao serem misturados com água hidratam-se, endurecendo amassa e tendo por conseqüência uma elevada resistência mecânica.
Este cimento resulta da moagem do clínquer, obtido através de uma mistura de calcário (aproximadamente 80%) e argila (aproximadamente 20%), convenientemente dosada e homogeneizada, aquecida até a fusão (cerca de 1450 ºC), de tal forma que toda a cal se combine com os materiais argilosos, não resultando cal livre em quantidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do Cimento
  • historia do cimento
  • A história do cimento
  • A História do Cimento
  • História do cimento portland no brasil
  • História e info cimento
  • cimento
  • cimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!