História 12 ano

Páginas: 7 (1730 palavras) Publicado: 15 de abril de 2012
Natação

Trabalho realizado por : Patrícia Fernandes 12-7

A natação - introdução

Desporto conhecido desde os tempos em que era praticado por soldados gregos e romanos. Como desporto de competição, teve início, no Japão, no ano de 36 a. C., e passou a figurar como actividade escolar a partir de 1603. Ao longo da Idade Média, na Europa, não foi praticado, devido ao receio de contrairdoenças. Em Inglaterra a natação surgiu no século XIX. Foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1986, como modalidade masculina, e em 1912 como modalidade feminina.
Esta modalidade é das mais populares em todo o mundo, sendo praticada por pessoas de todas as idades, e é geralmente considerada das mais salutares.
Existem vários estilos de natação: bruços, mariposa, costas e crawl;pode-se também nadar em estilo livre. Em competição, as distâncias variam entre os 50 e os 1500 m. Há provas individuais e de estafetas. Existe ainda o tipo de natação conhecido como fundo, no qual são percorridos quilómetros, geralmente no mar. Uma das travessias mais conhecidas é a do Canal da Mancha.
Existem ainda outras provas em piscina que se podem integrar no grupo das modalidades denatação: os saltos para a água, a natação sincronizada e o pólo aquático, todas elas também modalidades olímpicas.

Natação Pura

A Natação Pura iniciou-se em Inglaterra em meados do séc. XIX, integrando as modalidades olímpicas desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos em 1896 – só para homens. A participação feminina só se concretizou nos Jogos Olímpicos de 1912.
Em Portugal, a nataçãodesportiva inicia-se no séc. XX, com a criação da primeira escola de natação em 1902, pelo Ginásio Clube Português, na Trafaria.
O organismo internacional que tutela a Natação, nas suas várias disciplinas, é a FINA (Federação Internacional de Natação Amadora). A nível da Europa a modalidade é coordenada pela LEN (Liga Europeia de Natação).
As técnicas de nado, comummente designadas como estilos, sãoquatro: Costas, Bruços, Mariposa e Estilo Livre (normalmente utilizado o Crol); estas técnicas encontram-se oficialmente regulamentadas pela FINA.
As provas que actualmente compõem o Calendário Olímpico são as seguintes: 50, 100, 200, 400, 800 (feminino) e 1500 (masculino) metros Livres; 100 e 200 metros Costas, Bruços e Mariposa; 200 e 400 metros Estilos; estafetas de 4x100, 4x200 metros Livres e4x100 metros Estilos.
Nos Campeonatos do Mundo (em piscina de 50 metros), para além das provas olímpicas, incluem o respectivo programa: 50m Costas, Bruços e Mariposa, os 800 Livres masculinos e os 1500 Livres femininos.
A Natação Pura é, no momento, a disciplina mais representativa da Federação Portuguesa de Natação.

Os estilos…
Bruços

Bruços é um estilo em que ao movimento dos pés temtanta importância como a acção dos braços.
Este estilo de natação está sujeito a certas regras que em muitas ocasiões são consideradas demasiado estritas. Em síntese, um nadador de bruços deve:
Manter o nível dos ombros num plano horizontal;
Utilizar somente movimentos simultâneos e simétricos das pernas;
Romper a superfície da água com alguma parte da sua cabeça durante cada braçada,excepto quando se está submerso depois de uma saída ou de uma viragem (onde é permitido completar-se um ciclo de braçadas debaixo de água);
Evitar movimentos como batidas de golfinhos ou qualquer movimento alternativo de pernas.


Costas

O regulamento da natação exige ao nadador de costas que permaneça sobre as suas costas e não gire mais de 90 graus relativamente à sua posiçãolongitudinal. É um estilo sem grandes problemas de mecânica respiratória devido ao facto de a cabeça permanecer constantemente fora de água. Os seus movimentos propulsores são idênticos aos do crawl.


Crawl

É uma técnica de natação com batimento vertical de pernas e um movimento combinado de braços.
É o estilo mais rápido devido à acção alternativa dos braços, apoiada por um batimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo da materia de historia do 12 ano
  • 12 anos
  • historia 12
  • História 12
  • História a 12
  • 12 anos de escravidão
  • 12 anos de escravidão
  • filme 12 anos de escravidao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!