Hip Hop

Páginas: 7 (1508 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Tudo Sobre o HIP HOP


A história do Hip Hop: B Boy.
B. Boy (pronuncia-se bi-boi) É o nome de quem pratica o break, dança que representa um dos três elementos do Hip Hop – os outros dois são o rap e o grafite. O termo é a abreviação de “Break Boying” e foi criado no Bronx (bairro de negros e hispânicos de Nova York), na década de 70, pelo DJ Kool Herc.
Ele deu esse nome a todos osdançarinos do início dos anos 70, e “B-Boy” passou a ser uma designação a um grupo de elite de dançarinos que participavam nas festas organizadas por ele.
Break
A mídia propôs um conceito errado sobre “Breaking”: O conceito de que a dança era usada pelas gangues, que dançavam ao invés de brigarem. Porém, isso não é verdade, pois nos rachas (battles) de Breaking havia tumulto e aconteciam várias brigaspor causa dessas batalhas de B-Boys.
O break tem esse nome porque os praticantes dançavam na "quebrada" da música. Ou seja, nas batidas que os DJ·s criavam "colando" as faixas do vinil. O gênero sofreu influência do funk - especialmente dos passos de James Brown - e dos filmes de Kung fu.
Grafiteiro
Derf (na escada) foi quem mandou bem no grafite. A arte é a expressão visual do Hip Hop.Originou-se em Nova York e na Filadélfia na década de 70 e era bastante usado em protestos e no metrô.
Batalha
A competição entre B Boys chama-se batalha (Batle). Era disputada por gangues rivais do Bronx. Hoje, há campeonatos nos EUA, Europa, Brasil e até Japão. A batalha acontece entre dois grupos colocados frente a frente. Cada um tem de seis a oito membros, e cada disputa dura seis minutos. Ganhaquem dançar melhor, de acordo com os juízes.

O Som
O grupo, que também pode ser formado por meninas (BGirls), tem roupas e atitudes próprias. A rua é o palco das apresentações. O rádio, um sound-system portátil, toca a trilha sonora (rap).
O estilo B.BoysCostuma-se dizer que um B-Boy completo, de acordo com os dançarinos de meados dos anos 70, é aquele que realiza sua apresentação em trêspartes principais:
Top Rock
Movimentos ritmados dos pés que funcionam como o cartão de visita do BBoy. É executado na apresentação, quando ele entra na roda, e serve para mostrar o seu estilo.
FootworkConhecido também por sapateado. É o trabalho intenso com os pés ao mesmo tempo em que o corpo se movimenta em círculos com o apoio das mãos. É a base do B Boy.
Freezers
Parada repentina entre umasequência de movimentos. Deve durar pelo menos dois segundos. Quanto mais difícil à posição escolhida, maior a nota dos juízes. Os freezers devem ser bem planejados para que não se saia do ritmo...
Going Down
Essa parte é a transição do top rock para o footwork. Acompanhando o ritmo da música, o BBoy desce para exibir suas proezas no solo.
FlareÉ mais um dos, “Power moves”. Bastante parecido comos movimentos dos ginastas. É executado no chão com o apoio das mãos. Os quadris ficam no ar e as pernas, separadas no alto.
Moinho
Esse movimento faz parte dos “Power moves”. Além deles, um BBoy de verdade tem de saber executar o top rock, o footwork e o freeze.

A HISTÓRIA DO "B-BOY"
B-Boy = Abreviação para “Break Boy”, “Beat Boy” ou “Bronx Boy”. Muitos dizem que o termo hip-hop foi criado,em meados de 1968, por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, um deles estava na forma de transmitir a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dança popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).
Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade de New York, foi criado o “B-Boying”. O responsável por isso foi o Dj Kool Herc,que foi o maior de todos os Djs do Bronx.
A expressão “B-Boying” provavelmente originou-se da palavra africana “Boioing”, que significa “salto, pulo”, e foi usada na área do Rio Bronx (NYC) para descrever o estilo do salto que os B-Boys faziam.
“B-Boying” (que também significa Breaking) não deveria ser confundido com “Popping e Locking”, porque esses estilos da dança têm seus próprios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HIP HOP
  • Hip Hop
  • Hip Hop
  • Hip hop
  • Hip Hop
  • Hip Hop
  • Hip-Hop
  • Hip Hop

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!