Himeneu

Páginas: 2 (285 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Himeneu é filho de Apolo e Afrodite, em sua encarnação, é tido como um dos mais belos homens, beleza esta herdada obviamente de seu pai, Apolo - arquétipo perfeito dabeleza masculina - e de sua mãe, Afrodite - imagem da beleza feminina no estado mais puro e absoluto. Beleza esta é tanta, que muitas vezes grupos de mulheres o seguiana esperança de atrair os olhares penetrantes do deus. Diz-se que certa vez, Himeneu fora capturado por piratas com um grupo de mulheres, estes não perceberam serHimeneu, na verdade, um homem, visto que sua beleza transcendia a imagem padrão de um homem na época. Colocado em cativeiro junto com todas as sequestradas, em um navio,Himeneu acalma as donzelas, estas, apavoradas pelo rapto, logo tranquilizam-se e confiam na habilidade do deus, mesmo sem saber da divindade de seu companheiro de cárcere.Ao anoitecer, costumeiro de piratas, haviam bebido demais, e estavam demasiado cansados e esgotados, Himeneu neste momento, escapa e aniquila todos os sequestradores,em um ato de excelente bravura. Ao termina-lo, liberta as donzelas, e leva todas em segurança para suas respectivas famílias.
Dizem que pelo ato de heroísmo, foi-lheentregue a mulher que mais amava. Casaram-se e, exultante e realizado, Himeneu dedica-se a trazer esta mesma felicidade do matrimônio a todos os casamentos em que eleestiver convidado. É recebido por seu pai, Apolo, e sua mãe, Afrodite, para tornar-se o deus que já era, regendo oficialmente os casamentos e matrimônios.
A Deusa Heratambém rege casamentos, porém devido a sua essencialidade cósmica, o significado desta regência é bem mais profunda e primordial do que o "simples" matrimônio humano.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HIMENEU TRAVESTIDO ASSISTINDO UMA DANÇA EM HONRA A PRÍAPO
  • Obra: Himeneu Travestido Assistindo uma Dança em Honra a Príapo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!