HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Páginas: 82 (20469 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Qual é o objetivo da CIPA?
Observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos, discutir os acidentes ocorridos, encaminhando aos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho e ao empregador o resultado da discussão, solicitando medidas queprevinam acidentes semelhantes e, ainda, orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.
A CIPA deverá abordar as relações entre o homem e o trabalho, objetivando a constante melhoria das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Higiene e Segurança no Trabalho
Hoje a importância do ser humano e o lugar em que ocupa no processo industrialou em outros setores da atividade, podemos observar que a produtividade é afetada por situações que decorrem de uma adaptação correta ou não, do trabalhador ao ambiente envolvente do seu local de trabalho. Assim, a higiene e a segurança são duas atividades que estão intimamente relacionadas com o objetivo de garantir condições de trabalho capazes de manter um nível de saúde dos trabalhadoresem uma Empresa. A higiene do trabalho propõe-se combater as doenças profissionais, identificando os fatores que podem afetar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afetar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador). Já a segurança , combater os acidentes de trabalho, quer eliminando as condiçõesinseguras do ambiente, quer educando os trabalhadores a utilizarem medidas preventivas. Dadas as especificidades de algumas atividades profissionais, as quais acarretam algum índice de periculosidade, é necessário que sobre as mesmas incidam procedimentos de segurança para que sejam desempenhadas dentro de parâmetros de segurança para o trabalhador.
Nesse sentido, é necessário fazer desde logo umlevantamento dos fatores que podem contribuir para ocorrências de acidentes, como sejam:

Máquinas e ferramentas
Condições de organização (Lay-Out mal feito, armazenamento perigoso, falta de Equipamento de Protecção Individual – E.P.I.)
Condições de ambiente físico, (iluminação, calor, frio, poeiras, ruído).
Acidentes devido a ACÇÕES PERIGOSAS;
Falta de cumprimento de ordens (não usarE.P.I.)
Ligado à natureza do trabalho (erros na armazenagem)
Nos métodos de trabalho (trabalhar a ritmo anormal, manobrar empilhadores inadequadamente, distracções, brincadeiras.
Tendo por base os factos atrás enunciados, é hoje facto assente que os custos indirectos dos acidentes de trabalho são bem mais importantes que os custos directos , através de factores de perda como os seguintes :
Perda dehoras de trabalho pela vítima
Perda de horas de trabalho pelas testemunhas e Responsáveis
Perda de horas de trabalho pelas pessoas encarregadas dos inquéritos
Interrupções da produção,
Danos materiais,
Atraso na execução do trabalho,
Custos inerentes às peritagens e acções legais eventuais,
Diminuição do rendimento durante a substituição
A retoma de trabalho pela vítima
Com efeito,existem muitos casos em que é possível aumentar a produtividade simplesmente com a melhoria das condições de trabalho. De uma forma geral, a Gestão das Empresas ainda não explora suficientemente a melhoria das condições de higiene e a segurança do trabalho nem mesmo a ergonomia dos postos de trabalho como forma de aumentar a Produtividade e a Qualidade.
Assim, a produtividade é afectada pelaconjugação de dois aspectos importantes:
Um meio ambiente de trabalho que exponha os trabalhadores a riscos profissionais graves (causa directa de acidentes de trabalho e de doenças profissionais)
A insatisfação dos trabalhadores face a condições de trabalho que não estejam em harmonia com as suas características físicas e psicológicas
Por parte dos trabalhadores de uma Empresa, o Emprego não deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho higiene e segurança no trabalho
  • trabalho de segurança e higiene do trabalho
  • Trabalho de Higiene e segurança do Trabalho
  • Trabalho de Higiene e Segurança no Trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Higiene e segurança no segurança e saúde no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!