consumismo

Páginas: 3 (663 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Trabalho
de
sociologia













Como surgiu o consumismo ?

Na modernidade, houve uma ascensão do socialsobre as dimensões do publico e do privado, que perderam a diferenciação. A economia entrou no mundo da política, e em grande parte, dominou-a. Com isso os interesses econômicos particulares passaram aserem as prioridades no âmbito.
Incansavelmente nos voltamos para si mesmos em busca de prazeres pequenos e vulgares com quais preencham sua alma, pois ele constitui num fator relevante da sociedadecontemporânea.
Com o desenrolar dos acontecimentos históricos fez surgir a seguinte configura,ao: acirramento do processo de individualização; aumento das incertezas e vulnerabilidade; maiorpreocupação cm o eu; descrença em relação à política e às questões relativas ao bem comum.
Portanto, temos uma situação peculiar: maior abertura para o desenvolvimento da individualidade, desinteresse comaquilo que é público, social, comum.
Consumimos para obter os mais diversos tipos de confortos e prazeres, assim como para receber o reconhecimento e dignidade.
São exaltados valores como o corpoà própria imagem - e o consumo torna- se parte construtiva da identidade do indivíduo contemporâneo.


Quando surgiu o individualismo

Individualismo é um conceito político, morale social que exprime a afirmação e a liberdade do individuo frente a um grupo, à sociedade e ao Estado.
O Homem do renascimento passou a apoiar a competição e a desenvolver uma crença baseada emque o homem tudo poderia, desde que tivesse vontade, talento capacidade de ação individual.
O individuo moderno possui características que começam a aparecer com maior força no período de transiçãoentre o declínio da sociedade feudal e a ascenação do Renascimento no feudalismo, as pessoas estavam consideravelmente ligados às relações do próprio feudo-família, senhor feudal e igreja. Não havia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo
  • COnsumismo
  • consumismo
  • Consumismo
  • Consumismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!