HIDROSTATICA FISICA

Páginas: 11 (2608 palavras) Publicado: 16 de julho de 2014
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO POLITÉNICO OSVALDO ARANHA






HIDROSTÁTICA




FÍSICA, VALDIR BOESEL.






Novo Hamburgo,junho de 2014





INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a matéria de Física: Hidrostática. Apresenta conceitos sobre a mesma, também sobre Pressão, Fluídos, Densidade, alguns teoremas: de Pascal, de Stevin e de Arquimedes, entre outros assuntos que estáligado a matéria,pois é de suma importância falar destes assuntos ao entrar nesta matéria.
A Hidrostática é o ramo da Física que estudam fluídos em equilíbrio e sobre líquidos em repouso.
Com esse trabalho espero ter realizado uma pesquisa completa.






















HIDROSTÁTICA
Chamamos hidrostática a ciência que estuda os líquidos em equilíbrio estático.
FLUIDOO que é um fluido?
Você provavelmente pensa em um fluido como sendo um líquido. Mas, um fluido é qualquer coisa que pode fluir, escoar. Isto inclui líquidos. Mas, gases também são fluidos.
Podemos considerar como fluidos líquidos e gases. Particularmente, ao falarmos em fluidos líquidos, devemos falar em sua viscosidade, que é a atrito existente entre suas moléculas durante um movimento. Quantomenor a viscosidade, mais fácil o escoamento do fluido.

DENSIDADE DE MASSA
A densidade de massa de um objeto é a sua massa, m, dividida pelo seu volume, V. Usualmente, utiliza-se o símbolo grego r (rho):

densidade de massa: r = m / V (no MKS, as unidades são kg/m3)

PRESSÃO
A pressão é a força a que um objeto está sujeito dividida pela área da superfície sobre a qual a força age.Definimos a força aqui como sendo uma força agindo perpendicularmente à superfície.
Pressão : P = F / A (A força é aplicada perpendicularmente à área A)
A unidade de pressão, é o pascal, Pa. A pressão é frequentemente medida em outras unidades (atmosferas, libras por polegada quadrada, milibars, etc.). Mas o pascal é a unidade apropriada no sistema MKS (metro-quilograma-segundo).Quando falamos em pressão atmosférica, estamos insinuando a pressão exercida pelo peso de ar que paira sobre nós. O ar na atmosfera alcança uma altura enorme. Logo, mesmo que a sua densidade seja baixa, ele ainda exerce uma grande pressão:
Pressão atmosférica no nível do mar: 1,013 x 105 Pa
Ou seja, a atmosfera exerce uma força de cerca de 1,0 x 105 N em cada metro quadrado na superfícieda terra!

Exemplo: Compare a pressão exercida, sobre o solo, por uma pessoa com massa de 80 kg, apoiada na ponta de um único pé, com a pressão produzida por um elefante, de 2.000 kg de massa, apoiado nas quatro patas. Considere de 10 cm2 a área de contato da ponta do pé da pessoa, e de 400 cm2 a área de contato de cada pata do elefante. Considere também g = 10 m/s2 .Resolução:
A pressãoexercida pela pessoa no solo é dada pelo seu peso, dividido pela área da ponta do pé:

A pressão exercida pelo elefante é dada por:

Comparando as duas pressões, temos que a pressão exercida pela pessoa é 6,4 vezes a pressão exercida pelo elefante.


O conceito de pressão nos permite entender muito dos fenômenos físicos que nos rodeiam. Por exemplo, para cortar um pedaço de pão, utilizamos o ladoafiado da faca (menor área), pois, para uma mesma força, quanto menor a área, maior a pressão produzida.


DENSIDADE ABSOLUTA
A densidade é uma grandeza que pode ser calculada através da relação entre a massa e o volume do corpo. Isso também se aplica ao caso dos gases:

A unidade de densidade dos gases costuma ser g/L.
Sabe-se que nas CNTP (Condições Normais de Temperatura e Pressão) 1mol de qualquer gás sempre ocupa um volume de 22,4 L. Assim, a densidade para gases nessas condições podem ser calculadas pela relação entre a massa molar e esse volume em mols:

dgás = ___M_____
22,4 L . mol-1

Mas essa fórmula só pode ser usada se o gás estiver nas CNTP. Se quisermos calcular a densidade absoluta para qualquer gás, podemos usar outra fórmula que encontramos por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hidrostática (Física)
  • Fisica
  • Física (Hidrostática)
  • Física-hidrostática
  • Física 2
  • hidrostática fisica resolvidos
  • Hidrostática e hidrodinâmica (física)
  • Relatorio de física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!