Hiatoria da vida privada

300 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CURSO DE HISTÓRIA – LICENCIATURA

Diogo Ferreira de Lima

DIREITOS E SÚPLICAS

MACEIÓ
NOVEMBRO/2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO
CURSO DE HISTÓRIA – LICENCIATURA

Diogo Ferreira de Lima

Resenha crítica do texto “Direitos por lei ou leis por direito?” de Brodwyn Fischer. Solicitada como avaliação formativa do 2º período da Licenciatura em História do Centro Universitário CESMAC pelo Prof.Ms. Aldemir Barros.

MACEIÓ
NOVEMBRO/2013
Com grande força de expressão Brodwyn Fischer revela em seu texto o crescimento das reivindicações trabalhistas no Brasil, a exploração do trabalho desprovido de direitos e suas conquistas através da formalização dos trabalhadores.
Dentro de tais relatos fica claro que a luta trabalhista existia, ainda que de uma forma sutil nas décadas de 30 e 40, não era uma luta propriamente dita, porem já ecoava seu grito.
Uma evidência do texto mencionado é o acontecimento Patané. Um trabalhador que no período tinha 63 e trabalhara por três décadas e meia destes. Patané resolveu implorar por meio de uma carta ao então presidente Getúlio Vargas para que obtivesse algum tipo de assistência – ajuda que era visto como uma doação- em recompensa aos seus 35 anos de servidão. Patané era um entre numerosos brasileiros na mesma circunstância. A ausência de direitos trabalhistas. Sua única esperança era a misericórdia de um líder ditatorial.

Com isso fica claro que estas mensagens ao governo foi uma figura de luta trabalhista tendo em visto o momento no qual foram escritas (ditadura de Vargas). E pode-se interpretá-las como um grande impulsionador para a concepção da constituição trabalhista na mesma época.

Relacionados

  • atps de legislação social trabalhista e previdenciaria
    3244 palavras | 13 páginas
  • era vargas
    10115 palavras | 41 páginas
  • Artigo
    12181 palavras | 49 páginas
  • História
    36387 palavras | 146 páginas