hghad

390 palavras 2 páginas
onceito de conhecimento, como recurso organizacional de grande valia, cresceu de maneira brusca. Conhecimento, gest�o do conhecimento e sistemas de gest�o do conhecimento s�o os t�picos abordados para se criar um mecanismo de manipula��o desse conhecimento. A perspectiva da �base de conhecimento� mostra que os servi�os prestados dependem da combina��o e aplica��o dos recursos neles investidos, nesse momento entra a tecnologia da informa��o.

Como j� discutimos anteriormente, o conceito de conhecimento n�o � algo �nico e fechado, no entanto, podemos dizer que conhecimento � informa��o processada na mente do indiv�duo. Um dos conceitos que chama a aten��o � o de Tuomi (1999), onde ele diz que o conhecimento deve existir antes das informa��es que, por sua vez, podem ser formuladas antes dos dados. Intrigante!

De acordo com o artigo, o conhecimento pode ser visto de v�rias perspectivas: um estado de esp�rito, um objeto, um processo ou uma capacidade. O maior entendimento que podemos ter em rela��o �s perspectivas � que cada uma delas sugere uma estrat�gia diferente para a gest�o do conhecimento e, por sua vez, diferentes perspectivas do papel dos sistemas.

Temos visto, tamb�m durante as aulas, que o conhecimento, segundo Polanyi (1962, 1967) e Nonaka (1994), possui duas dimens�es: t�cito e exl�cito. Uma das coisas interessantes � que, em alguns momentos, sup�e-se que o conhecimento t�cito � mais valioso que o expl�cito. O que, segundo a autora, equivale a igualar a incapacidade de articular o conhecimento com o seu valor.

O valor do conhecimento � imensur�vel, o interesse no conhecimento organizacional trouxe consigo a quest�o da gest�o do conhecimento e com ela o desejo de beneficiar a organiza��o. Essa gest�o tem o objetivo de identificar e alavancar o conhecimento coletivo de uma organiza��o para ajud�-la a competir.

Para auxiliar essa gest�o do conhecimento veio o Sistema de Gest�o do Conhecimento (KMS), uma classe de sistemas de informa��o

Relacionados