Dossi FMA Jul2014

4375 palavras 18 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ
Curso de Pedagogia

UNIDADE 1

HISTÓRIA DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E FALADA

1. Faça uma síntese dos primeiros sinais da comunicação humana. (Mínimo de 15 linhas)

Os primeiros atos de comunicação humana se deram pelos homens das cavernas através de gestos, gritos e grunhidos.
Porém o ser humano é um ser que está constantemente em busca de inovações. O homem pré-histórico começou a fazer desenhos nas paredes das cavernas mostrando o seu dia-a-dia, sua caça e sua vida em comunidade.
Com o passar do tempo, essa forma de representação pictográfica (desenhos feitos nas paredes das cavernas), foi sendo substituído por formas mais claras e evoluídas.
O povo sumério começou a usar o sistema cuneiforme.
Aos poucos essa escrita pictográfica também foi evoluindo e se transformando, passando por escrita ideográfica (pelos chineses), hieroglíficos (pelos egípcios), sistema fonográfico (hebraico, grego, russo, etc) e finalmente, por volta de 800 a.C, os gregos começaram a usar as vogais, que são usadas até hoje para se comunicar.
Foi desta forma que se deu a evolução da comunicação humana e hoje a população precisa cada vez mais do desenvolvimento da escrita para se inserir na sociedade.

2. Sintetize o texto “A função social da linguagem”.

A escrita só passou a ser inserida no ensino para as crianças após o século XIX, antes disso, essa arte era restrita aos calígrafos.
Com o desenvolvimento sociocultural, houve a necessidade de se alfabetizar a população. Com a criação de indústrias, o voto, o desenvolvimento urbano, não tinham mais como não conhecer a leitura e a escrita.
A alfabetização torna a sociedade mais moderna e desenvolvida. Com isso o governo passa a desenvolver projetos contra o analfabetismo em vários países.
No Brasil, isso também aconteceu, porém de uma forma mais lenta, improvisando locais, sem materiais pedagógicos e com professores com formação

Relacionados

  • Dossi FMA Jul2014
    4356 palavras | 18 páginas
  • Dossi FMA Jul2014
    3914 palavras | 16 páginas