Heuheuehue

1023 palavras 5 páginas
Execução de Aterro
Podemos definir aterro como depósito de materiais(terra,entulho ou outros) em terrenos que apresentam depressões,crateras ou simplesmente área com nível abaixo do indicado no projeto de construção ou projeto de terraplanagem,afim de torna-lo mais alto ou plano.A terra usada pode vir da escavação de pontos mais elevados do próprio terreno ou do fornecimento de terra para aterro proveniente de outro terreno. * Obter autorizações legais: Quando existir uma ou mais nascentes ou até mesmo a presença de córregos no local, deve-se comunicar com antecedência os órgãos responsáveis e as exigências deverão ser cumpridas a risca. * Remover vegetação: Antes de começar a aterrar, é necessário limpar o terrenoremovendo a vegetação (como árvores, mato, raízes de grande porte, etc) evitando: * Instabilidades em pisos e contra-pisos após decomposição da vegetação causando trincas e rachaduras na construção; * Existência de problemas na escavação de fundações (baldrame, brocas, estacas) após o aterro; * Surgimento de pragas e insetos como cupins que se alimentam da vegetação em decomposição e escorpiões.

* Canalização e Muros: É essencial realizar um estudo das fontes de água presentes no terreno, fluviais ou pluviais. A construção de muro de contenção ou muro de arrimo deverá prever o escoamento de água (drenagem e canalização) e impermeabilização das paredes para diminuir a pressão exercida pela terra utilizada no aterro do local.
_
* Material adequado: Deve-se escolher bem o material para o aterro, podendo ser usado entulho de obras (material fino, sem presença de pedaços de concreto, madeira, plástico ou lixo em geral) ou terra própria para aterro. * Compactação: O procedimento para a compactação varia de acordo com: tipo de terra utilizada no aterro (composição e umidade); tamanho da área a ser aterrada (condições de acesso e espaço disponível); qual a futura utilização da área e grau de compactação desejado.

Se

Relacionados

  • Roidz Profiles 4
    196258 palavras | 786 páginas