Hering

Páginas: 11 (2687 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
Hering é a palavra alemã que designa o arenque (tipo de peixe semelhante à sardinha), daí o logotipo da companhia ter sido composto de dois peixinhos, cada um simbolizando um irmão.
2. EMPRESA
A história da Cia. Hering une-se de forma inseparável à saga dos Hering, uma família de imigrantes alemães que, como tantas outras, que vieram para a América, acabaram por escrever um importante capítulodo desenvolvimento do Vale do Itajaí e do estado de Santa Catarina. Com a grande crise vivida pela Europa, após um violento período de guerras, Hermann Hering ouvira falar de uma nova colônia, onde a agricultura e a pequena indústria começavam a prosperar fundada em 1850 pelo Dr. Blumenau, em Santa Catarina, Brasil. Ainda sem infra-estrutura, Blumenau despontava como um povoado que se dedicava aotrabalho e valorização da educação, cultura e arte. Entusiasmado com a oportunidade, Hermann aportou na colônia em 1878, juntamente com seu irmão Bruno.
Recém-chegados da Alemanha, os primeiros tempos não foram fáceis para os irmãos Hering. Porém, após algum tempo, eles perceberam uma grande chance de explorar um mercado promissor: não havia ainda nenhuma tecelagem na região e roupas e tecidosestavam entre os produtos importados mais caros. Em 1880, Hermann comprou um tear circular e um caixote de fios, em seguida escreveu à esposa, Minna, pedindo que ela encaminhasse ao Brasil seus filhos mais velhos, Paul e Elise. Assim, teve início a produção de uma pequena tecelagem “Trikotwaren Fabrik Gebrueder Hering”, fabricando camisetas de algodão. Mesmo com recursos técnicos rudimentares, atecelagem contava com um fator decisivo para sua sobrevivência e crescimento: a família Hering vinha de uma longa tradição de tecelões, nascida, séculos antes, na cidade de Hartha, interior da Alemanha.
A produção de camisetas de malha de algodão aumentou com a aquisição de novas máquinas, contratação de funcionários, ampliação das instalações e a vinda de toda a família para o Brasil. EnquantoHermann coordenava a parte produtiva, seu irmão Bruno vendia os produtos em toda a colônia, indo até Itajaí, distante 50 km. Em 1882, a qualidade das camisetas costuradas por Johanna e Nanny - filhas de Hermann – garantiu à HERING uma medalha de prata numa exposição do Rio Grande do Sul. Em 1893, o negócio assumiu juridicamente o porte de empresa, registrado com a denominação de Comercial GebruederHering.
Quando Hermann morreu, em 1915, a empresa já era a maior malharia brasileira. Mesmo assim, a empresa crescia e, às vésperas da primeira guerra mundial, foi adquirida uma fiação completa com 2.600 fusos. Isto proporcionou à HERING independência do mercado externo de fios de algodão e uma passagem segura pelos tempos de recessão ocorridos durante a guerra. Devido à escassez da mão-de-obrainstaurada em 1929, já com a denominação de Companhia Hering, se iniciou a descentralização da costura, com a aquisição de uma fábrica em Indaial, localizada também e Santa Catarina. A medida ia de encontro com as aspirações e necessidades de atingir novos municípios e estabelecer o desenvolvimento das regiões através da geração de milhares de novos empregos.
A segunda geração da família assumiuos negócios e dinamizou ainda mais a empresa: complementaram suas atividades empresariais ampliando e construindo novas unidades dentro e fora do município de Blumenau. A Cia. Hering foi a primeira exportadora de vestuário do Brasil. O inicio das exportações se deu em 1964, estabelecendo parcerias de longo prazo com os países com os quais negociava. Na década de 60, adotando uma filosofiaempresarial avançada, voltada para a valorização do trabalho e atualização permanente do seu parque industrial, a empresa passou por sucessivas etapas no seu processo de crescimento, tornando-se a maior malharia da América Latina. Na década de 80 a empresa comemorou seu centenário confirmando-se como uma das marcas mais consagradas do país. O público consumidor evoluiu, se atualizou, ficando cada vez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HEring
  • Hering
  • Hering
  • Hering
  • Hering
  • Hering
  • Hering
  • hering

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!