Henry fayol

Páginas: 4 (755 palavras) Publicado: 2 de maio de 2012
Jule Henri Fayol

Henri Fayol, foi ilustre engenheiro Frances fundador da Teoria Clássica da Administração, nasceu em Constantinopla em 1841, faleceu em 1925, formou-se na Escola de Minas deSaint-Etienne .
Aos 19 anos passou a trabalhar em uma empresa de minas, carbonífera e metalúrgica, empresa na qual deu inicio a uma carreira brilhante como engenheiro administrador sendoconsiderado o pensador da gestão, assim o pai da organização estrutural das empresas por funções, tornando-se gerente de minas aos 25 anos.
Após anos de trabalho Fayol estava convencido dasnecessidades de organizar o pessoal das grandes empresas de maneira racional, assim dedicou-se desde sua juventude aos estudos ao redor desta temática criando então uma doutrina batizada com o seu nome.Fayol acreditava que para alcançar o sucesso de uma empresa era preciso existir um bom chefe, pois considerava importante que as empresas fossem organizadas de cima para baixo, do mais alto cargo daempresa para o mais subordinado, a partir deste principio criou o Fayolismo que seria então uma escola de chefes.
Para se aprofundar mais Henri Fayol deu origens a centros de estudos administrativosonde se reuniam pessoas com interesse em administrar negócios comerciais industriais e governamentais, a partir desta organização nascem diferentes estudos acerca dos processos administrativos.
Adoutrina administrativa de Jules Fayol tem como objetivo, facilitar a gerencia das empresas, seus princípios regras e seus processos atendam as necessidades da indústria, onde toda a administraçãosignifica previsão, organização, mando coordenação e fiscalização.
Para o fayolismo os princípios gerais da administração são: a divisão do trabalho, a autoridade, a responsabilidade, a disciplinaa unidade de mando, a convergências de esforços a remuneração adequada as capacidades e a estabilidade pessoal.
Fayol criou catorze princípios que se tornaram uma espécie de prescrição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • henry fayol
  • Henry fayol
  • Henry fayol
  • Henry fayol
  • Henry fayol
  • HENRY FAYOL
  • Henry Fayol
  • Quem foi henry fayol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!