Henro

783 palavras 4 páginas
O documentario ENRON: OS MAIS ESPERTOS DA SALA, retrata a falência de uma das maiores empresas dos Estados Unidos. Todos queriam investir em suas ações, pois era uma excelente garantia de retorno e suas ações valorizavam a cada mês, mesmo em tempos de crise no mercado de ações .
Acionistas investiam às cegas, até mesmos os funcionários eram incentivados a aplicar suas poupanças. As operações de comércio da companhia se baseavam na maior parte das vezes em transações financeiras de praticas que inflavam seus lucros. A história da ENRON é contada nesse documentário realmente como ela foi, com uma ênfase não somente em atos e fatos contábeis, mas sim numa história que envolve números, pessoas, arrogância,ganância, prepotência, dinheiro, orgulho, entre outros sentimentos correlacionados. a) DESEREGULAMENTAÇÃO DO MERCADO DE ENERGIA
ENRON surge pela compra de outra empresa, a Houston Gás Natural, e é formada com o objetivo de explorar e comercializar basicamente o gás natural.
Com o passar do tempo, ela se expandiu em muitas áreas de energia não relacionadas ao Petróleo, freqüência relacionada a Internet,gerenciamento de riscos e derivativo climático que pode ser considerado como um tipo de seguro climático para negócios sazonais, entre outras produções sempre baseadas em recursos naturais, gás e energia. Enron era um mistério disparava na bolsa, mas não conseguia explicar de onde tirava tantos lucros.
b) DESCASO PÚBLICO
O caso da Enron ilustra de forma cabal o que acontece quando o cinismo, a arrogância, a ganância e a manipulação da informação se juntam sem qualquer limite e controle externo. Apostando no que existe de mais agressivo em termos de marketing e relações públicas, seus executivos conseguiram elevar os preços das ações da empresa a níveis estratosféricos, sem que houvesse lastro real na contabilidade. Isso se deu pela aplicação de uma técnica contábil absurda chamada de mark-to-market, por meio da qual projetavam lucros

Relacionados

  • Indentidades
    10687 palavras | 43 páginas