Henri fayol

Páginas: 10 (2285 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

FERNANDA DAMASCENO AGUIAR

JULES HENRI FAYOL

ARIQUEMES
2010
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES

Fernanda Damasceno Aguiar

JULES HENRI FAYOL

Trabalho apresentado à disciplina de Administração Geral I do 2º período de 2010 do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.
Professor: Sebastião Edvaldo PinsanARIQUEMES
2010
1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar a vida, obra, a contribuição para a administração e toda a história de Jules Henri Fayol.
Jules Henri Fayol nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris. Um dos integrantes da escola clássica da administração. Em 1860, Fayol foi contratado para trabalhar na corporação mineradora emetalúrgica francesa Comambault. Fayol passou toda a sua vida nessa empresa, aposentou-se como diretor geral, em 1918. Em 1888, quando foi promovido a essa posição, a empresa estava à beira do desastre. Os acionistas não recebiam nenhum dividendo desde 1885, as fábricas só produziam prejuízos e as minas de carvão estavam quase fechando. Fayol conseguiu mudar esse quadro.
Henri Fayol foi um dos primeirosestudiosos a analisar a natureza da actividade empresarial, a formular uma teoria completa de gestão e a definir as principais actividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que osmesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas.
Fayol ao definir os princípios gerais da administração deixou claro que: os princípios não são rígidos nada é absoluto em matéria administrativa tudo em administração é questão de medida, de ponderação e de bom senso os princípios sãomaleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar.
Ainda hoje, tem-se algumas empresas que utilizam as teorias administrativas de Fayol. A partir de agora iremos analisar a história de Henri Fayol passo à passo. E tirar todas as dúvidas que se tenham.

2 VIDA

Fayol era filho de pais franceses. Seu pai André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e tevetrês filhos, Marie Henriette, Madeleine e Henri Joseph, e ele sempre hostil às idéias do pai.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde se reuniam semanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon eLyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéias adotadas por Taylor e Ford.
Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros da administração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de um Gerente ou Diretor.
Em 1888, aos 47 anos, assumiu adireção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômica-financeira da companhia.
Após 58 anos de estudos, pesquisa e observação reuniu suas teorias na obra Administração Industrial Geral (Administration Industrielle et Generale), em 1916. Só foi traduzida para o inglês em 1949.
Aos 77 anos, quando se aposentou, havia conseguidofazer uma empresa extremamente bem-sucedida. Nos últimos anos de vida, Fayol dedicou-se a divulgar prícipios de administração, que se baseavam em sua experiência. Ele chegou a lecionar na Escola Superior de Guerra e suas idéias foram ensinadas na escola de suprimentosda Marinha francesa.
No ultimo ano de sua vida, comentou a relação entre suas idéias e as de Taylor, e afirmou que deviam ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Henri fayol
  • Henri Fayol
  • Henri Fayol
  • HENRI FAYOL
  • Henri Fayol
  • Henri Fayol
  • Henri Fayol
  • Henri fayol

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!