helograma

1274 palavras 6 páginas
Hologramas

O que são?

Os hologramas são registos de objetos que quando iluminados de forma conveniente permitem a observação dos objetos que lhe deram origem. Ao contrário da fotografia que apenas permite registar as diferentes intensidades de luz proveniente da cena fotografada, os hologramas registam também a fase da radiação luminosa proveniente do objeto. Nesta fase está contida a informação sobre a posição relativa de cada ponto do objeto iluminado, permitindo reconstruir uma imagem com informação tridimensional.

Como se fazem?

A construção de um holograma necessita de uma fonte de luz laser para a iluminação do objeto que se pretende registrar. Hoje em dia, técnicas de projeção de imagem através de écrans de cristais líquidos ou matrizes de micro-espelhos com dimensões muito reduzidas, permitem a preparação por meios informáticos de objetos e assim fazer hologramas desses objetos que não existem fisicamente. A luz proveniente do laser é dividida em dois feixes, sendo um dos feixes (feixe objeto), utilizado para iluminar o objeto. A luz refletida e dispersa pelo objeto e a luz proveniente do segundo feire (feixe referência) é depois recolhida simultaneamente pela superfície onde se vai registar o holograma.

Onde se registam?

O material aonde se vai registar um holograma são diversos e variam de acordo com a aplicação que se pretende dar ao holograma. Na produção de um holograma, a propriedade comum a todos os materiais é a de ser sensível à luz. Nestes materiais e após a exposição à luz, o processo de revelação efetuado de forma correta, permite registar diferenças espaciais na intensidade da luz com dimensões inferiores ao comprimento de onda da radiação laser utilizado para fazer o holograma. Os materiais mais utilizados são películas ou placas de vidro revestidas com emulsões de cristais de halogenetos de prata em gelatina. Estas emulsões similares às

Relacionados

  • Pro Dia Nascer Feliz
    5837 palavras | 24 páginas