Hebreus

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014
Introdução

A Palestina é um território estrategicamente localizado pois fica entre a passagem da África para a Ásia. Por ter um grande volume de pessoas passando por ali, seria inevitável o desenrolar do comércio na região, que teve início com a civilização Hebraica.

Os Hebreus, se organizaram em um primeiro momento no que foi chamado de “Período dos Patriarcas”, onde eles se organizavamem vários clãs patriarcais. Essa civilização vivia basicamente da criação de gado, além de serem responsáveis pela criação e do desenvolvimento do comércio na região.

Como toda civilização da antiguidade, a religião era um fator muito importante e ditava as bases da sociedade.



Os Hebreus

O Povo Hebreu é hoje bastante conhecido pelas informações que encontramos na Bíblia,especialmente no Novo Testamento. Realmente os dados encontrados no livro sagrado dos cristãos são bastante utilizados e nos ajudam a conhecer melhor essa civilização.

A origem deste povo teria se dado quando Tare descendente de Sem (filho de Noé) juntamente com sua família deixou a Mesopotâmia partindo para o sul. Com sua morte Abraão assumiu o povo com a missão de levá-los a Terra Prometida (Canaã).Segundo a história uma parte desses hebreus migrou para o Egito no mesmo período em que a região foi invadida pelos hicsos. Como era aliado dos invasores, o povo hebreu não sofreu grande impacto e pode até gozar de certa liberdade. Mas com o tempo começaram a acontecer certos abusos que fizeram com que os hebreus resolvessem voltar para a Palestina sob a liderança de Moisés, o que ficouconhecido como Êxodo (1270 a 1220 a.C.)


Política

A história da política hebraica é dividida em três fases.

* Fase dos Patriarcas
Por volta de 1750 a.C, devido à escassez e infertilidade de terras, os hebreus emigraram para o Egito, nas proximidades do rio Nilo. Nessa região, conseguiram certa estabilidade, até que os egípcios começaram a escravizá-los. Liderados por Moisés, em 1250 a.C,os hebreus reagiram a essa situação e decidiram fugir e voltar para a Palestina. Essa fuga é chamada de Êxodo. Segundo a Bíblia, foi nessa época de fuga que Deus entregou a Moisés duas tábuas contendo os Dez Mandamentos.

* Fase dos Juízes
Após terem fugido do Egito, os hebreus perceberam que a Palestina estava ocupada por vários outros povos, como os cananeus e os filisteus. Para lutar pelaposse de terra, os hebreus, escolheram os juízes, que eram chefes militares, políticos e religiosos. O primeiro juiz foi Josué, sucessor de Moisés.

* Fase dos Reis
Com a tentativa de vencer seus inimigos e de unificar o povo, resolveram adotar a Monarquia. O primeiro rei foi Saul, que sofreu uma derrota para os filisteus e acabou se suicidando. Seu sucessor, Davi, completou a conquista daPalestina e escolheu Jerusalém como a capital do reino. O Estado hebreu chegou ao seu apogeu, com o rei Salomão, filho de Davi. Nesse período ocorreu a construção do templo de Jerusalém, onde era guardada a Arca da Aliança, onde continha as tábuas dos Dez Mandamentos.

Entretanto, para construir obras monumentais, o rei Salomão aumentou diversas vezes os impostos e retirou milhares decamponeses da lavoura, para servir como mão-de-obra nessas construções. O luxo e os abusos de poder, juntamente com a extrema pobreza da população, provocaram a explosão de uma série de revoltas populares.



Economia e Sociedade

A vida socioeconômica dos hebreus pode ser dividida em duas fases: a nômade e a sedentária.
Se dedicavam à criação de ovelhas e cabras. Os bens pertenciam a todos doclã.

Mais tarde, já fixados na Palestina, foram deixando os antigos costumes das comunidades nômades. Desenvolveram a agricultura e o comércio, tornaram-se sedentários.
Nos primeiros tempos a propriedade da terra era coletiva, depois foi surgindo a propriedade privada da terra e dos demais bens. Surgiram as diferentes classes sociais e a exploração de uma classe pela outra. A consequência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS HEBREUS
  • Os Hebreus
  • Hebreus
  • hebreus
  • Hebreus
  • hebreus
  • Hebreus
  • Hebreus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!