trabalho

Páginas: 14 (3379 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014

Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

















Caracterização Socioinstitucional de Estágio Supervisionado I





















Utinga/BA
2014

KATHARYNE DE OLIVEIRA GOES DOS SANTOS













Caracterização Socioinstitucional de Estágio Supervisionado ICaracterização Socioinstitucional apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para avaliação de Estágio Obrigatório I do curso de Serviço Social 5º semestre.
Orientadora: Tutora de Sala Tatiana AcioliUtinga/BA
2014










1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICAO CRAS, entendido como Centro de Referência da Assistência Social se configura em uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias. O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica, constituindo- sedessa forma em espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social. O CRAS e o lugar que possibilita o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de Assistência Social para a rede de Proteção Básica e referenciapara encaminhamento a Proteção Social.
Através do Centro de Referência de Assistência Social a proteção social da assistência social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais intra-urbanas e a importância presença de políticas sociais para reduzir essas desigualdades, pois previnem situações de vulnerabilidade e risco social, bem comoidentificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nessas localidades. Tendo o Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF) como prioridade dentre os demais serviços, programas e projetos da proteção social básica, que tem como principal foco de ação o trabalho com famílias, o Centro de Referência Assistencial Social assume como fatores deidentidade dois grandes pilares do SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização. 
Sendo assim, o Centro de Referência de Assistência Social- CRAS se configura em uma Unidade pública de apoio às famílias e indivíduos, trabalhando na garantia dos seus direitos e de exercício da cidadania. Tendo o seu co- financiamento através dos três níveis de governo, constituindo- se por sua vezem uma lógica de políticas públicas de inclusão para a emancipação social.





1.1 – Identificação da Instituição:

O Centro de Referência de Assistência Social- CRAS é responsável pela oferta e desenvolvimento do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF). Enquanto unidade de apoio às famílias e indivíduos, que busca a garantia dos seus direitos.
O CRAS-BAIXADA iniciou oatendimento no bairro Baixada, Avenida Nazaré nº99, a parti do dia 24 de Junho de 2010. Sua proposta é atender as famílias, grupos e indivíduos em situação de risco social, entre crianças, adolescentes, mulheres, homens, idosos, portador de deficiências, com medidas sócio-educativas em busca da integração e socialização desses indivíduos.
Localizado em área de vulnerabilidade social, o CRAS\ Baixada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE TRABALHO
  • Trabalho de Trabalho
  • trabalho para trabalho
  • trabalho de trabalho
  • Trabalho é trabalho
  • Trabalhos de trabalhos
  • TRABALHOS E MAIS TRABALHOS
  • Trabalho Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!