hdushdsad

7717 palavras 31 páginas
TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL: ESTUDO EXPLORATÓRIO
DAS PRINCIPAIS VARIÁVEIS RELACIONADAS AOS DIFERENTES
MODAIS E ÀS SUAS ESTRUTURAS DE CUSTOS
Peter Wank
Estudos em Logística.
**Professor titular do Instituto Coppead de Administração/UFRJ e Diretor do Centro de Estudos em Logística. INTRODUÇÂO
O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas. Sua importância pode ser medida por meio de, pelo menos, três indicadores financeiros: custo, faturamento e lucro. O transporte representa, em média, 64% dos custos logísticos, 4,3% do faturamento, e em alguns casos, mais que o dobro do lucro, pesquisas apontam que os gastos com transporte oscilam ao redor de 6% do PIB.
Tanto no âmbito das políticas públicas de investimento em infra-estrutura quanto no âmbito gerencial de empresas privadas e estatais, a principal decisão relativa ao transporte de cargas é a escolha dos modais de transporte

São cinco os modais de transporte de cargas: rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário e aéreo. Cada um possui estrutura de custos e características operacionais específicas que os tornam mais adequados para determinados tipos de produtos e de operações.
Nos critérios para a escolha do modal de transporte, por um lado, devem ser observados aspectos relativos a custos, e, por outro, questões relacionadas à prestação do serviço de transporte. Em relação aos aspectos de custos, cabe destacar o nível de imobilização de capital em ativos fixos, a existência de economias de escala associadas ao seu uso (medidas em tonelada.quilômetro transportado, ou seja, por meio do produto do peso transportado pela quilometragem percorrida) e a presença de rendimentos crescentes ou decrescentes de escala no consumo de combustíveis, de lubrificantes e de materiais de reposição.
No que diz respeito ao escopo dos serviços prestados, por sua vez, merece destaque a possibilidade de contratar junto com os

Relacionados