Halloeween

827 palavras 4 páginas
HALLOWEEN

INTRODUÇÃO
O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, nos países de língua portuguesa, é uma celebração típica da cultura norte-americana. A tradicional festa ocorre anualmente, todo dia 31 de outubro. Além dos EUA, outros países de língua inglesa (Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda) também comemoram esta data.

ORIGENS
Origem pagã: Deriva do Samhain, celebração celta irlandeses que cultuava os mortos que voltariam para seus lares e guiar sua família. Esta comemoração teve origem entre os anos 600 a.C. e 800 d. C.
Origem religiosa: Com a mudança da comemoração do dia do Santo Papa Gregório III para o dia 1º de Novembro os festejos se iniciavam na véspera, dia 31 de Outubro. Entretanto com o passar dos anos a influência religiosa deixa de existir.
Devido a valorização dos opostos que regem o mundo pelos povos antigos, a festividade acontecia um dia antes da “festa de todos os santos” e, por isso, tem seu nome inspirado na expressão "All hallow's eve", que significa a “véspera de todos os santos”
Pelo fato do 1° de novembro ter um valor sagrado e extremamente positivo, os celtas acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Neste contexto, o Halloween nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas.

BRUXAS E MORTOS
Por ter uma relação intrínseca com o mundo dos espíritos, o Halloween foi associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, elas se tornaram ainda mais recorrentes devido ao fato de que líderes políticos e religiosos perseguiam pessoas que se denominavam curandeiros, e que fossem pagãos, para serem julgados pela Inquisição. Os condenados eram queimados em fogueiras.
Da mesma forma, os mortos também se tornaram comuns nesta celebração, por não mais pertencerem a nossa mesma realidade.

A LENDA DE STINGY JACK
Segundo o mito

Relacionados

  • mariazinha
    325 palavras | 2 páginas