Halilação bombastica

3613 palavras 15 páginas
3 ESPAÇO, TERRITÓRIO E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DE MILTON SANTOS PARA O TEMA DA GEOGRAFIA MÉDICA NO BRASIL

As maiores preocupações da ciência no século XXI estão interligadas com as condições da existência humana. As questões sobre os problemas ambien­tais de proporções internacionais ganhou consistência e alarmou a sociedade mundial sobre a possibilidade de um aquecimento global irreversível. A globalização da natureza é acompanhada pela glo­balização dos problemas ambientais (GONÇALVES, 2006). Ainda que as consequências desse processo sejam distribuídas desigualmente nas diversas regiões do mundo, essas questões começam a preocupar os países desenvolvidos, já que a natureza não reconhece as fronteiras territoriais.

Ao lado da globalização da natureza e, em parte, a globalização dos problemas ambientais, que começam a tomar lugar na pauta das reuniões políticas internacionais, há também a globalização da saúde. Na configuração de um mundo em rede (CASTELLS, 2002), uma das características principais do mundo globalizado, tornou possível o fluxo de vírus e bacté­rias, que podem se propagar nas diversas regiões do globo e produzir grandes epidemias. Nesse contexto, a Geografia se apresenta, de um lado, como a ciência do estudo das relações entre a sociedade e a natureza, e, portanto, se vê fortalecida e desempenha um papel fundamental nas análises ambientais nas di­versas escalas, e de outro, como a ciência do estudo do espaço e, nesse caso, irá ao encontro das necessidades enfrentadas pela Epidemiologia.

A aproximação entre Geografia e Epidemiologia é his­tórica, em especial na vertente denominada Geografia Médica, considerada, por alguns, como em Rodenwalt (apud PESSOA, 1978), um ramo da Epidemiologia, e em outros, como em Sorre (1951), um ramo da Geo­grafia. No decorrer dessa história, o Ramo de Rodenwalt foi incorporando gradativamente o conceito de espaço trabalhado na Geografia e fez dessa categoria uma importante ferramenta para a análise da manifestação

Relacionados