Habbermas, jürgen. a constelação pós-nacional: ensaios políticos.

4667 palavras 19 páginas
HABBERMAS, Jürgen. A constelação pós-nacional: ensaios políticos.
São Paulo: Littera Mundi, 2001.

I. INTRODUÇÃO
1. Que significa “constelação pós-nacional? “Constelação pós-nacional" é a dinâmica social e política caracterizada pela perda de centralidade do Estado-nação e à emergência de novas linhas de conflito envolvendo atores e problemas que não podem ser ordenados no âmbito nacional.
A constelação pós-nacional caracteriza o contexto contemporâneo, no qual muitos processos sociais deixam de ter nas fronteiras geográficas de um Estado-nação a delimitação de seu escopo e abrangência. Diante dessa dinâmica, as ciências sociais, consolidadas no espaço institucional nacional e tendo os limites territoriais do Estado-nação como unidade analítica privilegiada, enfrentam a necessidade de reformulação de muitas de suas categorias.
2. O que representa esta a “constelação pós-nacional”?
O olhar diagnóstico retrospectivo sobre o breve século XX tenta esclarecer a atmosfera atualmente disseminada de perplexidade iluminista. Dirigimos o olhar a um problema inquietante do século XXI: a democracia social-estatal pode ser mantida e desenvolvida também para além das fronteiras nacionais? Quais as alternativas políticas para a práxis neoliberal reinante? Quais os caminhos de uma política interna voltada para o mundo em geral, aberta a uma ordem cosmopolita, capaz de funcionar sem a estrutura de um governo mundial? A “constelação pós-nacional seria este caminho, que não se limita a ser uma “terceira via” para além do neoliberalismo e da velha social-democracia.
3. O que pretendia a “assembléia de sábios” germânicos em Frankfurt, em 1846?
Para esta “assembléia de sábios”, como dizia a carta convite, realizada para tratar das três disciplinas que versavam sobre “Direito Alemão”, “História da Língua Alemã” e “Língua Alemã”, havia duas metas: (1) institucionalizar uma comunicação científica melhor; e (2) encetar um movimento a favor da unificação da Alemanha, que

Relacionados