gzgfgad

2456 palavras 10 páginas
São Paulo
2014

A crise de abastecimento do Sistema Cantareira afeta o fornecimento de água de 4,9 milhões de pessoas em todo o Estado de São Paulo.
Essa crise no abastecimento de água acontece por vários motivos. É através das seguintes pesquisas vamos entender porque A culpa não é de São Pedro! Por que São Paulo está sem água?

A culpa não é de São Pedro!
Por que São Paulo está em Água?!

São Paulo está na iminência de ter quase metade de sua população da Região Metropolitana – cerca de 9,9 milhões de pessoas – sem água nos próximos meses. Essa é a população abastecida pelo Sistema Cantareira, um complexo composto por seis represas, uma estação elevatória, 45 quilômetros de túneis e uma estação de tratamento. O manancial contava no último dia 15 com apenas 8,2% de sua capacidade, o mais baixo volume desde sua existência.
Mas não é apenas a Região Metropolitana de São Paulo que é atingida pela seca no Cantareira. Cerca de 4 milhões de moradores de cidades do interior do Estado também dependem da água dos rios que alimentam esse manancial e estão também correndo o risco de ter o abastecimento comprometido, o que eleva para quase 14 milhões o número de pessoas que podem sofrer com a seca. Alguns desses municípios já vêm adotando medidas, como o rodízio, para tentar atenuar o problema.
O governo do Estado e a Sabesp – empresa responsável pela operação de fornecimento de água e coleta e tratamento de esgotos de 363 dos 645 municípios do Estado, e em outros quatro por meio de parcerias com empresas locais – atribui a queda no volume dos reservatórios do Cantareira à estiagem que a região vem vivendo desde meados do ano passado.
Com efeito, desde agosto de 2013 o índice pluviométrico na região do Cantareira vem ficando abaixo da média histórica – com exceção de março deste ano, que choveu acima do que costuma nesse mês. Mesmo assim, o governo e a Sabesp têm grande parcela

Relacionados