gvdaa

1142 palavras 5 páginas
MATERIAIS USADOS NA
CONCEPÇÃO DE UM
AUTOMOVÉL
Que materiais poliméricos são utilizados e quais os respectivos componentes? Projecto FEUP
2010/2011

Grupo MMM505
Docente: Prof. José Ferreira Duarte
Monitor: André Lhamas

Índice

Introdução Geral
Neste trabalho pretende-se abordar o tema de uma forma mais geral falando das estruturas dos polímeros até à sua aplicação. Hoje em dia, é de conhecimento geral, que os plásticos têm cada vez mais importância na nossa sociedade. Neste trabalho iremos falar desses materiais (poliméricos), mais vulgarmente designados por plásticos, mas numa vertente muito específica. Introdução Geral
Quando falamos de peças que constituem os automóveis pensamos, regra geral, que o material principal é o metal. A verdade é que os plásticos têm vindo a substituir o metal em algumas peças, e mostram-se cada vez mais como uma aposta de futuro. A verdade é que a indústria dos materiais poliméricos tem vindo a crescer a um ritmo alucinante com diversas variantes.

Introdução aos Polímeros
Uma das principais e mais importantes características dos polímeros são as mecânicas. Desta forma, Os polímeros podem dividir-se em termoplásticos, termorrígidos e elastómeros (borrachas).

Termoplásticos
O Termoplástico é um dos tipos de plásticos mais comuns. Pode ser fundido diversas vezes, tornando a sua reciclagem possível, característica vantajosa da sua utilização.
PC - Policarbonato
Aplicações: Cd’s, garrafas, recipientes para filtros, componentes de interiores de aviões, divisórias, vitrines, etc.

Termorrígidos (Termofixos)
Esta variante dos polímeros tem como principal característica rigidez e fragilidade. Uma vez acabados, não se voltam a fundir. O aquecimento do polímero acabado aumenta a decomposição do material, tornando sua reciclagem complicada.
Baquelite
Aplicações:
Usada em tomadas, telefones, etc.. Elastómeros (Borrachas)
Classe intermediária entre os

Relacionados