guigpoigp78

6575 palavras 27 páginas
LÍNGUA ESTRANGEIRA

3ª Série − Ensino Médio
3º Bimestre

Apresentação Geral do Bimestre
O objetivo deste bimestre é que os alunos tenham contato com o gênero biografia e analisem as características composicionais do gênero, mobilizando o aluno a reconhecer seu conteúdo, sua estrutura composicional e temática. No CM do 3° ano do
Ensino Médio, no 4° bimestre se propõe o trabalho com o gênero Autobiografia. Assim, o professor pode trabalhar estes dois gêneros contrastando-os e incentivando o aluno a perceber a importância dos dois gêneros serem trabalhados e utilizados juntos. O bimestre está dividido em 3 módulos, respeitando a divisão proposta no CM em Compreensão escrita e oral, Língua em uso e Produção oral e escrita.

Identificação do eixo temático - 3M3B/T1
Biografia
Apresentação Geral do eixo temático

Gênero Biografia
O gênero biografia é um tipo de narrativa, como uma história ficcional, mas baseada em fatos e registros (documentos) que se consideram mais autênticos e prováveis. O texto conecta os fatos ou partes da vida do biografado usando conectores. Alguns são os advérbios (posteriormente, después de...). Outras expressões também cumprem o mesmo papel, como “Em 1550..., los últimos años...” Outras vezes o nome ou sobrenome, ou o pronome que os substitui faz as conexões como em: “Camões, cuya vida..., ...sus poemas de amor...” No gênero biografia se costuma usar os verbos no passado, mas, às vezes, para aproximar os eventos narrados ao momento atual, se usam os verbos no presente.

Identificação da unidade N - 3M3B/T1/N1
Compreensão Escrita e Oral
Conexões com
Habilidades e
Competências

Primeiro Módulo (3 aulas)
Avaliação (1 aula)
COMPREENSÃO ESCRITA E ORAL
• Apreender realidades históricas, culturais e sociais de determinada época e lugar, de forma significativa e contextualizada através da leitura de biografias.
• Compreender os modos de organização, componentes e natureza informativa da biografia.

29

3ª Série − Ensino

Relacionados