gugiio

2100 palavras 9 páginas
O SORVETE DE LUÍZA
Preparado pelo Prof. Roger Born, da ESPM-RS.

Porto Alegre, onze de março de 2009
Luíza Vieira Juliano conversa com o consultor contratado para elaborar um plano de marketing para sua empresa. Será o último encontro antes da apresentação do diagnóstico. Em breve, ele trará seu entendimento da situação, suas sugestões, e então a empresa contará com a opinião de um profissional. Isso trará mais segurança às decisões do negócio, pensa ela, muito embora os primeiros meses de vendas tenham sido não somente lucrativos, mas também recompensadores para a jovem empreendedora de vinte e cinco anos de idade.
Segundo o consultor, havia um conjunto adequado de estratégias de marketing para introduzir a marca no mercado, maximizando os esforços realizados. Então, disse, na medida em que as vendas crescerem, estas estratégias terão de ser modificadas para acompanhar a nova realidade. Além disso, demonstrava preocupação com relação ao que chamou de “armadilhas normais aos novos empreendedores”. Dentre elas, citou: a perda na consistência na proposta de preços, a diminuição na qualidade do produto para acompanhar pedidos de redução de preços, a entrada em segmentos de mercado inadequados à proposta de valor, utilização de ferramentas de comunicação ineficazes etc. “Talvez a sua opinião possa realmente ajudar a empresa a crescer”, pondera Luíza.
O projeto de produzir sorvetes artesanais ou de criar uma gelateria artesanal, como costumava dizer, era uma iniciativa informal, até que Luíza elaborou e teve aprovado um projeto junto ao PRIME. O Programa Primeira Empresa Inovadora (PRIME) é uma iniciativa da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) que pretende distribuir e financiar aproximadamente 1.800 empresas, perfazendo um total de R$1,3 bilhão até 2011 (www.finep.gov.br). Além de treinamento, como empresa aprovada no programa, a empresa recebeu R$120.000,00 para contratação de consultoria de mercado, técnicos, administração, etc. O fato de

Relacionados