gugasfuakias

4508 palavras 19 páginas
TRABALHO INTERDISCIPLINAR: GEOGRAFIA, QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA.

William Santos de Oliveira

O aquecimento global

Trabalho apresentado à Instituição
(Colégio João D’ Abreu)
Do curso (Ensino Médio Básico)
Sob orientação dos professores
(Leila Maria, João Antônio, Silma B. dos Santos e Walter Albino)

Dianópolis-TO
24 de outubro de 2013
ÍNDICE

Capa Página 1

Contracapa Página 2

Índice Página 3

Introdução Página 4

Desenvolvimento Página 5-14

Conclusão Página 15-18

Bibliografia Página 19

INTRODUÇÃO

Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados; ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste); o número de desertos aumenta a cada dia; forte furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre porque estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas

Relacionados