Guernica

Páginas: 3 (669 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2012
Guernica é um quadro pintado por Pablo Picasso em 1937
“No, la pintura no está hecha para decorar las habitaciones. Es un instrumento de guerra ofensivo y defensivo contra el enemigo”.
("Não, apintura não está feita para decorar casas. Ela é uma arma de ataque e defesa contra o inimigo.")
Homem de Braços Levantados
 

     No lado direito superior destaca-se a figura de um homem com osbraços levantados, e boca aberta. Esta figura pode simbolizar duas coisas: o homem, está apavorado, e parece tentar deter as bombas que são lançadas sobre a cidade,  ou faz uma analogia a figura principalda obra "Os fuzilamentos" do 03 de maio de 1808 de Goya.
  
Mulher que sai da Escuridão
 
 
A direita, pode-se ver a figura de uma mulher que parece sair da escuridão para dentro de um cone deluz. 
Sua expressão é completo esgotamento, como se carregasse um grande fardo, e seu rosto erguido na direcção da luz pode ter uma certa semelhança com as imagens de Jesus Cristo a carregar a cruz. Essa imagem pode ser uma tentativa de exprimir o sofrimento humano, mas sem simbolizar explicitamente o cristianismo.
 
Rosto Boquiaberto
 

 
Na parte direita superior e ao centro, ao lado dafigura do homem com os braços levantados, aparece uma figura que parece surgir, por debaixo das telhas. Essa figura, de rosto dominador, olha horrorizada para o cavalo ferido. Repare que estáboquiaberta, como se não acreditasse no que estava a ver.
 
Mão disforme segura um candeeiro
 

No centro superior da tela, próximo à cabeça do cavalo, existe um braço, que parece uma nuvem. Na mãodisforme segura um candeeiro, muito comum nas casas dos camponeses.
Esse candeeiro liberta uma luz suave, que poderia simbolizar a luz da consciência.
 
Olho de Deus
 

Ao lado do candeeiro, sobre acabeça do cavalo, está um candeeiro elétrico. Devido ao seu formato de sol, essa figura pode sugerir o "olho de Deus", que vê tudo.
 
Cavalo em Agonia
 

Na parte central do quadro, vemos um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • guernica
  • Guernica
  • Guérnica
  • Guernica
  • Guernica
  • Guernica
  • Guernica
  • Guernica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!