gtgtgt

551 palavras 3 páginas
Resumo pág. 45
Neste excerto do livro do Desassossego, o sujeito poético escreve sobre a arte que permite expressar os seus sentimentos de maneira a que todos consigam senti-los, utilizando uma linguagem própria que os traduz num “sentimento humano típico”, sem que estes percam a sua verdadeira natureza. Ou seja, esta arte pode ser definida como uma forma de comunicar aos outros a sua identidade íntima, recorrendo a emoções humanas vulgares, tal como a saudade da infância perdida, que possuí as características necessárias para despertar no leitor os sentimentos que o eu poético sentiu, e que nada tinham com a infância. A mentira serve, então, para traduzir os mais íntimos e subtis movimentos da emoção e do pensamento, que a verdade nunca poderia traduzir.

Resumo pág. 37
Durante a passagem do século XIX para o XX, a Europa viveu numa instabilidade: por um lado a crise do capitalismo e a agitação social que buscava a democracia; por outro, os grandes progressos da ciência, da tecnologia e da indústria. Perante tudo isto, inicia-se, em 1914, a Primeira Guerra Mundial. Inglaterra opõem-se aos interesses de Portugal, que consistiam na ligação entre Angola e Moçambique, e ameaça com uma intervenção militar, caso Portugal não retire as suas tropas desses territórios, pois pretendia ligar o cabo do Cairo por solo inglês. As autoridades portuguesas tentaram atacar o Ultimato de Inglaterra, o que causou indignação popular e uma grande reação dos intelectuais republicanos, que por sua vez tentaram pôr fim à monarquia e instaurar a República, em 31 de janeiro de 1891, porém sem sucesso. Em 1910 dá-se, então, a implantação da República, que mais tarde sofre várias crises, e, em conjunto com a crise financeira e as tensões políticas e sociais, provocam a instauração da ditadura militar, acentuando os problemas de Portugal.

Resumo pág. 38
No início do século XX, surgiram várias correntes estéticas: as tradicionalistas, das quais fazem parte o neogarretismo, o

Relacionados

  • gtgtgt
    1081 palavras | 5 páginas
  • gtgtgt
    403 palavras | 2 páginas
  • Exercicio de programa o resolvido 20 11 2012
    1074 palavras | 5 páginas
  • Isoenzima
    1176 palavras | 5 páginas