gsnsvsjxjd

4874 palavras 20 páginas
PROVA OBJETIVA – CONCURSO PÚBLICO – 1.07-AUXILIAR DE TOPOGRAFIA E AGRIMENSURA –
VOTORANTIM –SP - 2010
Leia o texto e responda as questões nº1 e nº2
A crítica ao desenvolvimento no contexto da globalização capitalista é que ele está centrado na ilusão de que o crescimento econômico pode ser ilimitado, que ele é e será sempre sinônimo de mais empregos, bem-estar e felicidade, e isso para toda a humanidade. A história de quinhentos anos de capitalismo e de todo sistema centrado no produtivismo e no consumismo tem comprovado que essa noção é equivocada; tem sido motivo de frustração para a maioria da população trabalhadora e fator de sistemática destruição do meio ambiente. Questiona-se também o fato de o crescimento capitalista não estar centrado nas necessidades, aspirações e recursos dos povos e nações, mas na propensão ao consumo daqueles indivíduos e países que têm poder de compra. Em consequência, quanto mais se produzem e se acumulam riquezas, maior o número das pessoas, coletividades e países excluídos daquele crescimento, daquela acumulação e, portanto, do direito à vida, ao trabalho e ao desenvolvimento. (Sandra Quintela e

Marcos Arruda)

QUESTÃO 01
Assinale a opção que está de acordo com as ideias do texto. a) No contexto da globalização capitalista o crescimento econômico não encontra limites, mas apresenta uma crítica ilusória.
b) O crescimento capitalista está voltado para quem tem poder aquisitivo, o que provoca grande margem de exclusão social.
c) A crença de que toda a humanidade se beneficia com empregos, bem-estar e felicidade se há crescimento econômico ilimitado é combatida pelos adeptos da globalização capitalista.
d) O produtivismo e o consumismo são a comprovação de que a população trabalhadora tem tido acesso ao crescimento econômico.
QUESTÃO 02
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
a) A expressão ―e será sempre‖ pode ser isolada por vírgulas sem prejuízo gramatical para o período.
b) O

Relacionados