Grupos sanguineos

Páginas: 4 (932 palavras) Publicado: 6 de maio de 2013
1.Introdução

Devido à complexidade do tema abordado, foi feito um resumo de cada tópico apresentado no vídeo, a fim de esclarecer o tema que trata de Grupos Sanguíneos.
A descoberta dos GruposSanguíneos deu-se no início do século XX, pelo médico cientista austríaco Karl Landsteiner, no momento em que ele se dedicou a comprovar que havia diferença no sangue de dos diversos indivíduos, em suaexpe-riência Karl Landsteiner colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou as hemácias e fez diferentes combinações entre plasma e hemácias, tendo como resultado a presença de aglutinação dosglóbulos em alguns casos, e sua ausência em outros. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. O sistema ABO foi o primeiro dos grupossan-guíneos descobertos. O Sistema Rh também foi descoberto por Karl Landsteiner e sua equipe, em uma experiência com um macaco da espécie Rhesus. Eles observa-ram que quando injetavam o sangue dessemacaco em cobaias, as cobaias produ-ziam anticorpos, que eles chamaram de Anti-Rh (abreviatura de anti-rhesus).
Fazendo essa mesma experiência, mas com sangue humano, os pesquisadores observaram que85% das amostras de sangue humano testadas com o anticorpo Rh sofreram aglutinação, o que sugere a presença de antígeno Rh no sangue. As pessoas que tiveram as hemácias aglutinadas pelo anticorpo Rhforam chamadas Rh positivas (Rh+) indicando que suas hemácias têm um antígeno semelhante ao dos macacos, o fator Rh. As hemácias dos 15% restantes não se aglutinaram e por isso foram chamadas de Rhnegativas (Rh-), indicando a ausência do fator Rh em suas hemácias.


2.Sistema ABO e Incompatibilidade Sanguínea no Sistema ABO

As hemácias e o plasma participam da diferenciação dos grupossanguíneos. As hemácias possuem substâncias chamadas aglutinina, que é o antígeno, e se subdivide em aglutinina A (Antígeno A) e aglutinina B (Antígeno B), indivíduos tipo A possuem aglutinina tipo A,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grupos Sanguíneos
  • Grupos Sanguineos
  • Grupos Sanguíneos
  • Grupos Sanguineos
  • Grupos sanguíneos
  • grupo sanguineo
  • Grupos Sanguineos
  • Grupo sanguineo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!