Grupos Sanguíneos

Páginas: 2 (458 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
Grupos sanguíneos

Sistema ABO

No sistema ABO existem quatro tipos de sangues: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de certas substâncias na membrana das hemácias,os aglutinogênios, e pela presença ou ausência de outras substâncias, as aglutininas, no plasma sanguíneo.
Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B.Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têmaglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do gripo O não tem aglutinogênios na hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma
O Fator Rh
O sistema ABO nãoé o único a ser considerado, quando se fala em transfusão de sangue. Existe outro aspecto importante que deve ser levado em conta: o fator Rh, ou fator Rhesus. Essa característica sanguínea foidescoberta em 1940 por dois pesquisadores chamados Landsteiner e Wiener, que realizaram transfusões de sangue experimentais em macacos rhesus.
Basicamente, o Rh positivo ocorre quando o indivíduo apresentaum determinado antígeno na superfície de suas hemácias. Já pessoas que não possuem essa característica em suas células sanguíneas são do tipo Rh negativo. Ao contrário do sistema ABO, no sistema Rh,as aglutininas não ocorrem de maneira espontânea. Isso significa que praticamente todas as pessoas nascem sem aglutininas anti-Rh.

Eritroblastose Fetal

A eritroblastose fetal, ou doença deRhesus, doença hemolítica por incompatibilidade de Rh ou doença hemolítica do recém-nascido ocorre em 1 entre 200 nascimentos e consiste na destruição das hemácias do feto de Rh+ pelos anticorpos de mãe Rh.Para que exista risco de uma mãe de fator negativo dar a luz a uma criança Rh+ com a doença, deverá ter sido previamente sensibilizada com sangue de fator positivo por transfusão de sangue...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Grupos Sanguíneos
  • Grupos Sanguineos
  • Grupos sanguineos
  • Grupos Sanguineos
  • Grupos sanguíneos
  • grupo sanguineo
  • Grupos Sanguineos
  • Grupo sanguineo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!