GRUPOS INFORMAIS, SISTEMA DE POSIÇÃO E CONFLITOS NA EMPRESA INDUSTRIAL

1116 palavras 5 páginas
GRUPOS INFORMAIS, SISTEMA DE POSIÇÃO E CONFLITOS NA EMPRESA INDUSTRIAL

BORGES, Guilherme Vargas 1
CARARI, Jamily Guizzardi 2
CARARO, Renata Zacchi 3
CRUZ, Antoniel de Oliveira 4
FONSECA, Luciana Faria 5
VIANA, Luciene da Silva6

INTRODUÇÃO

Com a ajuda do quarto capitulo do livro “Sociologia da Administração” foi proposto ao grupo a discutirmos sobre vínculos empregatícios, amizade no trabalho, grupos informais "panelinhas" e conchavos, bem como mudança repentina de ambiente de trabalho e relações entre empresa e empregados.
O ambiente de trabalho gera uma afinidade entre as pessoas, isso pode ser bom para um ambiente agradável de trabalho, se usado para crescer na organização, porem muitas vezes essas “organizações” informais (“panelinhas”) acabam trazendo um desconforto para a empresa no aspecto geral, e empecilhos como fofocas e intrigas. Um grupo pode interferir nas opiniões tomadas, decisões que seriam tomadas individualmente, acabam sendo influenciadas por um grupo que não tem a mesma opinião, levando o individuo a agir conforme decisão do grupo.
Com isso, uma boa gerencia é indispensável em tais situações para um bom manejo e para uma maior eficácia no desempenho de funções, o que agrega valor ao ambiente de trabalho e a organização como um todo.

MATERIAL E MÉTODOS

Em razão da necessidade de buscar informações, foi realizada duas reuniões com o grupo entre os meses de Outubro a Dezembro deste ano, a primeira a fim de explanar o tema proposto e na segunda, foi feito um debate numa mesa redonda. Iniciando com trabalhos reflexivos, passando para o debate e discussão de ideias, questionando a importância do tema e percebendo os principais desafios a serem enfrentados. Na roda de conversa com os integrantes do grupo, foi problematizados assuntos sobre: vínculos empregatícios, amizade no trabalho, grupos informais "panelinhas" e conchavos, mudança repentina de ambiente de trabalho e relações entre empresa e empregados, e então,

Relacionados

  • Direto Constitucional Esquematizado Pedro Lenza 18 ed
    684525 palavras | 2739 páginas
  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas