gregeg

621 palavras 3 páginas
gfdgfdgdafgfdhdgdhfdaehgfd gdag fdg dagda gfdag fdg fdag gdewfwsfsdfsdf fsd fd sfdsfs f sfs fsf sf sfsf sf sf sf

dsf sdf dsf sdf ds fds fsdf dsf sf sdfsd Em Portugal tínhamos a debilidade econômica , Dona Maria como rainha e D. João IV como príncipe regente. O exército francês por questões econômicas, incluindo o bloqueio continental invadiu Portugal e com isso a família real veio para o Brasil, essa transferência da corte aconteceu em 1808.
Com isso houve a abertura dos portos e o fim do Pacto colonial

O Pacto colonial determinava exclusividade aos comerciantes portugueses nas transações dos produtos demandados pela Colônia (Brasil). Com a mudança da família real isso foi quebrado pois a economia brasileira tinha que continuar, essa medida beneficiou o comércio internacional e também a Inglaterra que começou a fazer negócios diretamente com a colônia. Com a corte no Rio de Janeiro foi criado o Banco do Brasil e assim chegava 15.000 pessoas à cidade e foi criada também a faculdade de direito e medicina.
Brasil agora é elevado a Reino
Dona Maria morre em 1815 e em 1816 D. João IV se torna o novo rei, já em 1817 seu filho Dom Pedro I se casa com Leopoldina, que também era uma princesa, esse casamento foi concebido principalmente por questões econômicas.
A família real trouxe para o Brasil o desenvolvimento cultural, abrindo academias militares, de belas artes, música, teatro, além da biblioteca.
A REVOLUÇÃO DO PORTO (1820)

Formação das cortes em Lisboa
Os revolucionários vitoriosos começaram a exigir a volta de Dom João IV para Portugal dos revolucionários retorno da família real para Portugal, e também a aprovação de uma constituição, com isso D. João se viu pressionado a voltar deixando em seu lugar o príncipe regente Dom Pedro I.
A permanência de D. Pedro e o "EU FICO" (09/11/1822)
No "eu fico" Dom Pedro teve o apoio das elites. E essa expressão determina a continuação de Dom Pedro no Brasil.
INDEPENDÊNCIA

Relacionados