Grau de solubilidade

Páginas: 3 (511 palavras) Publicado: 15 de janeiro de 2015
Relações das teorias
Primeiramente podemos observar as seguintes semelhanças:
Usanivich- Abrange todas as teorias pois ele concluiu que ácidos e bases reagem.
Arrhenius, Cady e Elsey- Érelacionável com a de Arrhenius pois os dois usam o solvemte para qualificar para qualificar acido e base. Porem no caso de Arrhenius não é o solvente que alto se ionização e sim o acido e a base.Teoria protônica(Lewis, Lowry , Brønsted)e Arrhenius-
Os ácidos da teoria protônica são semelhantes com os ácidos de Arrehnius, pois em meio aquoso se dissociam e transferem prótons para a águaformando H3O+(cátion hidronio).ex:
HCl + H2O → Cl- + H3O+ Já a amônia (NH3) é uma base de da teoria protônica em água poisrecebe prótons dessa produzindo íons OH-, o que também a classifica como uma base de Arrhenius. Ex:
NH3 + H2O → NH4+ + OH
Lux-flood- Essa teoria pode ser relacionada a teoria protônica, se forconsiderado que o íon do oxigênio vai receber prótons, e assim a base vai doar prótons.
Lews e brosted-lowry-todo ácido de Lewis é um ácido de Brönsted, e conseqüentemente toda base de Lewis é uma base deBrönsted. Isto ocorre porque um próton recebe elétrons, ou seja, um ácido de Lewis pode unir-se a um par solitário de elétrons em uma base de Lewis.
Para Lewis, uma reação ácido-base consiste naformação de uma ligação covalente coordenada mais estável. Assim, quando uma base de Lewis doa um par de elétrons para uma base de Lewis, ambos formam uma ligação covalente coordenada, em que ambos oselétrons provém de um dos átomos, como ocorre no exemplo abaixo:

Nesse caso, a amônia atua como a base de Lewis e de Brönsted, pois ela doa os seus dois elétrons para o próton, sendo, portanto, areceptora do próton. Além disso, formou-se uma ligação covalente entre o hidrogênio (o próton) e a amônia.
Já a água é o ácido de Lewis e de Brönsted, pois ele doa o próton e recebe os elétrons, note...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade
  • Solubilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!