grafte

2109 palavras 9 páginas
Comparativo de soluções para comunicação unificada

Bruno Mathies

Curso de Redes e Segurança de Sistemas
Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Curitiba, Abril de 2010

Resumo
Este artigo tem com objetivo conceitualizar a tecnologia de comunicação unificada, mostrando sua origem na a migração para telefonia IP até o desenvolvimento de soluções por grandes empresas da TI, fazendo um comparativo de duas soluções desenvolvidas, uma pela Microsoft e a outra pela Cisco, para implantar a comunicação unificada.

1 Introdução

Comunicação unificada representa uma convergência de diferentes tecnologias em uma única solução, permitindo que sistemas e serviços previamente separados sejam consolidados em um pacote eficiente e econômico de comunicações onde por este teríamos voz, vídeo, dados, email e quaisquer outros meios existentes convergindo para uma única plataforma integrada, acessível em praticamente qualquer lugar por meio de PCs, smartphones e dispositivos similares.

2 Comunicação Unificada

Não podemos citar as soluções de comunicação unificada sem antes mencionar por onde tudo começou, as soluções de voz, o inicio para chegarmos as soluções unificadas.
Num primeiro momento a migração para telefonia IP teve grande impacto tanto para grandes empresas como para pequenas. Tradicionalmente, voz (telefonia) e dados trafegam em redes distintas.
O inicio para se ter uma comunicação unificada é a convergência do sistema de telefonia.
Onde antes você possuía um cabo para telefone e outro para dados, com a convergência, terá um cabo de dados sendo usado por ambos.
Em uma rede de telefonia convergente, podem ocorrer em basicamente duas arquiteturas distintas. 2.1 Rede Voip

A primeira é chamada rede VoIP (voz sobre IP). Neste caso, o sistema de telefonia interno da empresa segue sendo o sistema tradicional (conhecido como TDM - Time Division
Multiplexing). Temos, portanto, um PABX tradicional, separado da rede de dados. O ponto

Relacionados

  • EL TROQU MICA Nath Lia
    746 palavras | 3 páginas
  • Homem e Sociedade - Grafiti
    1690 palavras | 7 páginas
  • Plano estratégico
    8736 palavras | 35 páginas