EL TROQU MICA Nath Lia

746 palavras 3 páginas
ELÉTROQUÍMICA

ELETRÓLISE

ELETRÓLISE


Defne-se por eletrólise ou eletroquímica o processo, no qual se induz artfcial e forçadamente uma corrente, seja ela elétrica ou química, no sistema, a fm de se obter uma reação química, convertendo energia elétrica em energia química ou vice-versa. De um modo resumido, quando os dois compostos entram em contato químico, seus elementos são separados através da corrente elétrica de energia química, forçada. Em tal processo, ocorre primeiramente a decomposição
(ionização ou dissociação) do composto em íons. Posteriormente, com a passagem de uma corrente contnua através destes íons, são obtdos os elementos químicos.
O processo da eletrólise é uma reação de oxiredução oposta àquela que ocorre numa célula galvânica (mais conhecida como pilha ou bateria), consttuindo um fenômeno físico-químico não espontâneo. É importante frisar que, enquanto a reação que ocorre numa pilha ou bateria é espontânea, a eletrólise é um processo antnatural, isto é, não é espontâneo; sua ocorrência só se dará se garantdo que uma corrente elétrica seja aplicada no sistema.

ESQUEMA DE UMA ELETRÓLISE
• Como sabemos, precisamos de uma fonte de energia para forçar o fluxo de corrente elétrica, uma vez que a eletrólise não é um processo espontâneo. São usadas fontes de alimentação para fornecer a corrente elétrica do processo, também podemos utlizar uma pilha como fonte de alimentação.
• A fonte de alimentação irá forçar os elétrons do polo positvo (ânodo) da cuba eletrolítca (nome dado ao recipiente onde ocorre a eletrólise) e os transfere para o polo negatvo (cátodo).
• Na primeira semi reação o gerador atrai ânions A- para o polo positvo e retra elétrons. Na segunda semi reação o gerador faz com que os cátons B+ recebam os elétrons. Desse modo existe fluxo de corrente elétrica.
• O polo positvo da fonte de alimentação, descrita como Gerador na imagem é chamado, na eletrólise, de
Ânodo e o negatvo, de Cátodo. Lembrando que o fluxo da corrente é

Relacionados