Graduado

Páginas: 28 (6820 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
Homeostase da Água e de Eletrólitos 
M.H. Dominiczak, M. Szczepanska-Konkel
OBJETIVOS
Após concluir este capítulo, o leitor estará apto a:
Descrever os compartimentos hídricos do corpo no adulto e a composição dos principais líquidos corporais.
Explicar o papel da albumina no movimento da água entre o plasma e o espaço intersticial, incluindo as consequências da proteinúria.
Descrever deque maneira o sódio influencia o movimento da água entre o espaço extracelular e intracelular.
Explicar por que a bomba sódio-potássio ATPase é essencial para a hidratação normal da célula e comentar sobre as consequências de sua inibição.
Descrever os fatores que afetam a concentração plasmática de potássio.
Discutir as interações entre a homeostase do sódio e da água.
Descrever aavaliação clínica das condições hidroeletrolíticas.

INTRODUÇÃO 
A água e os eletrólitos são constantemente trocados com o ambiente, e o conteúdo dos mesmos no corpo depende do balanço entre a ingestão e a perda.
A água é essencial para a sobrevivência e corresponde a aproximadamente 60% do peso corporal no adulto. Esta porcentagem modifica com a idade: é cerca de 75% no recém-nascido e diminui paramenos de 50% nas pessoas mais idosas. O tecido cerebral é o que possui maior quantidade de água (quase 90%) e o tecido adiposo, a menor (10%).
A estabilidade das estruturas subcelulares e as atividades de diversas enzimas são dependentes de uma hidratação celular adequada. Tanto a deficiência quanto o excesso de água prejudicam a função de tecidos e órgãos. O equilíbrio da água e sua distribuiçãoentre as células e o fluido extracelular circundante estão sujeitos a uma complexa regulação.
A manutenção dos gradientes iônicos e do potencial elétrico através das membranas também é crucial para a sobrevivência e para a contração muscular, condutibilidade neuronal e processos secretórios (Cap. 8). Os rins exercem uma importante função na regulação do equilíbrio hídrico e eletrolítico.Alterações eletrolíticas e hídricas são comuns na prática clínica.
ÁGUA
Compartimentos hídricos do corpo 
Aproximadamente dois terços da água corporal total se encontram no líquido intracelular (LIC) e um terço permanece no líquido extracelular (LEC). O LEC consiste no líquido intersticial e na linfa (15% do peso corporal), plasma (3% do peso corporal) e líquidos transcelulares, que incluem o líquidogastrointestinal, urina e líquido cefalorraquidiano (LCR) (Fig. 23.1). Duas “barreiras” são importantes para o entendimento das trocas que ocorrem entre diferentes compartimentos: a membrana celular e a parede do capilar.

Fig. 23.1
Distribuição de água, sódio e potássio no organismo. Os principais compartimentos de água no corpo são o líquido intracelular (LIC) e o líquido extracelular (LEC). OLEC inclui o líquido intersticial e o plasma. O gradiente de concentração de sódio e potássio é mantido através das membranas celulares pela bomba de Na+/K+-ATPase. O sódio é o principal contribuinte para a osmolalidade do LEC e um determinante


da distribuição de água entre o LEC e o LIC. A distribuição de água entre o plasma e o líquido intersticial é determinada pela pressão oncótica exercidapelas proteínas plasmáticas. pc, peso corporal.
A parede do capilar separa o plasma do líquido intersticial
A parede do capilar separa o plasma do fluido intersticial e é livremente permeável à água e eletrólitos, mas não às proteínas. Íons e moléculas de baixo peso molecular estão presentes em concentrações semelhantes no LEC e no plasma, mas a concentração de proteínas no plasma é quatro acinco vezes maior do que a do líquido intersticial. A concentração plasmática total de cátions é de cerca de 150 mmol/L, dos quais o sódio é aproximadamente 140 mmol/L e o potássio 4 mmol. Os ânions plasmáticos mais abundantes são o cloreto e o bicarbonato, com concentrações médias de 100 mmol/L e 25 mmol/L, respectivamente (Fig. 23.2). Considera-se, para fins de equilíbrio eletrolítico, que o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduado
  • Graduado
  • Por graduado
  • Graduado
  • Graduado
  • Graduado
  • graduado
  • Graduado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!