Gra As Ao Di Rio Do M Dico Heroard

1870 palavras 8 páginas
.  Graças ao diário do médico Heroard, podemosimaginar como era a vida de uma criança no inicio doséculo XVII, como eram suas brincadeiras, e a queetapas de seu desenvolvimento físico e mental cadauma delas correspondia. Embora essa criança fosse um Delfim de França, ofuturo Luis XIII, seu caso permanece típico, pois nacorte de Henrique IV as crianças reais, legitimas oubastardas, recebiam o mesmo tratamento que todasas outras crianças nobres, não existindo ainda umadiferença absoluta entre os palácios reais e oscastelos fidalgos.
2.  Luis XIII nasceu a 27 de setembro de 1601. Seu médicoHeroard deixou-nos um registro minucioso de todos osseus feitos e gestos. Com um ano e cinco meses, Heroard registra que omenino "toca violino e canta ao mesmo tempo". Antes, elese contentava com os brinquedos habituais dospequeninos, como o cavalo de pau, o cata- vento ou opião. Com um ano e meio, porém, já lhe colocam um violino nasmãos: o violino ainda não era um instrumento nobre, era arebeca que acompanhava as danças nas bodas e nasfestas das aldeias. De toda forma, percebe-se aimportância do canto e da música nessa época.
3.  Com um ano e dez meses, somos informados de que o Delfim"continua a tocar seu pequeno tambor, com todos os tipos detoques": cada companhia tinha seu tambor e sua marchaprópria. Começam a lhe ensinar a falar: "Fazem-no pronunciaras silabas separadamente, antes de dizer as palavras. O menino tem apenas dois anos, e eis que, "levado ao gabinetedo Rei, dança ao som do violino todos os tipos de danças". Maisuma vez observamos a precocidade da música e da dança naeducação dos meninos dessa época. Na noite de Natal de 1604, aos três anos, o Delfim participa dafesta e das comemorações tradicionais. "Antes da ceia, ele viu aacha de Natal ser acesa, e dançou e cantou pela chegada doNatal." Ganha alguns presentes: uma bola e algumas"quinquilharias italianas", entre as quais uma pomba mecânica,brinquedos destinados tanto à Rainha quanto a ele.
4.  Ele ia

Relacionados