GOVERNO X MEIO AMBIENTE X MODERNIDADE– EXISTE A POSSIBILIDADE DE COEXISTIREM PACIFICAMENTE?

Páginas: 22 (5311 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2013
GOVERNO X MEIO AMBIENTE X MODERNIDADE– EXISTE A POSSIBILIDADE DE COEXISTIREM PACIFICAMENTE?

Mônia Gomes da Silva¹
Tatiana Souto Maior de Oliveira²

RESUMO
O processo vigoroso de mudanças influencia nos dias atuais a relação do homem com a natureza. E a grande interrogativa é se os homens conseguem conviver nesse meio pacificamente e coexistirem de forma saudável. A escassez de matériaprima leva o ser humano a pensar nessas ultimas décadas o que pode ser feito para remediar todo o estrago desde o ultimo século e também aperceber-se como parte desse meio.
Governantes precisam atuar para as políticas ambientais, sendo que necessitam constantemente dar continuidade ao progresso e a modernidade sem prejudicar ainda mais o meio ambiente.
Cidades metropolitanas têm dificuldade delidar com seus resíduos sólidos e enfrentam calamidades públicas cada vez mais frequentes.
Temos que entender uma nova realidade, onde o coletivo suplanta a necessidade individual, onde haja um equilíbrio entre homem e natureza.


Palavras Chave: Meio ambiente. Governo e política ambiental. Proteção ambiental. Consciência Planetária.






__________________________
¹ Pedagoga e alunade pós graduação em Gestão Pública e Gerência de Cidades pela Fatec/Facinter
² Orientadora de Tcc do Grupo Uninter, formada em Comunicação Social(Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP), Especialista em  Planejamento e Gestão de Negócios pela Fael , Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação pela Fael, e Gestão de Tecnologia pela Unicenp, Mestre em Gestão Urbana (PontifíciaUniversidade Católica do Paraná (PUC/PR)).
INTRODUÇÃO

Neste trabalho buscou-se demonstrar a importância do meio ambiente e o quanto o Homem o influencia no seu cotidiano.
Buscamos retratar os conceitos de meio ambiente através de artigos científicos fundamentados em trabalhos de pesquisadores da área da ecologia e meio ambiente.
Abordou-se a importância dos mananciais bem como o usoracional da água, destacando o problema das enchentes, suas consequências e possíveis soluções para os problemas causados por ela a população em geral.
Apontaram-se também os impactos ambientais causados pela construção de hidroelétricas e termoelétricas para a geração de energia elétrica, bem como as possíveis alternativas de combustíveis que poluam menos nosso planeta, a busca de novas tecnologiasque estejam cada vez mais ligadas ao conceito da sustentabilidade e a criação de novos recursos e energias limpas.
Destacou-se também as dificuldades encontradas na reciclagem do lixo urbano, as implicações ao nosso planeta e como ele afeta a nossa sociedade do ponto de vista econômico e social.
Salientou-se que o acumulo de lixo nas ruas e nos rios que permeiam as cidades causam inundações comgrandes prejuízos aos moradores e ao planeta em si. Segundo o trabalho de pesquisadores que foram utilizados neste projeto, evidenciou-se que este mesmo lixo produz gases nocivos e acarreta diversas doenças a quem tem contato direto com ele.
Foram apontadas as responsabilidades do poder publico e privado quanto à exploração dos recursos naturais. Apesar de uma legislação nacional eficiente,ainda não estão enraizadas suficientemente para impedir o desequilíbrio ambiental e alcançarmos o desenvolvimento sustentável.
Durante a elaboração deste trabalho ficou evidente que os abusos que o Homem comete contra a natureza desencadeiam desastres naturais (Erupção de vulcões, tsunamis, terremotos etc.) como uma forma de resposta da natureza ao chamado "geocídio" que vem sendo praticadoindiscriminadamente pelos seres humanos ao nosso planeta.
Discutiu-se também a influência do Homem na remodelagem deste planeta, a tal ponto de alguns cientistas chamarem esta era de "a idade do Homem" ou antropoceno tamanha a devastação da natureza em razão das técnicas utilizadas para o bem da "evolução" do Homem.
Observou-se que através de uma conscientização ambiental já podemos perceber grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PRODUÇÃO X MEIO AMBIENTE
  • petróleo x meio ambiente
  • Empresas x meio ambiente
  • meio ambiente x capitalismo
  • Meio ambiente x economia
  • Meio ambiente x economia
  • Poluição x meio ambiente
  • Sociedade x meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!