Governanças corporativas

Páginas: 7 (1679 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014

GOVERNANÇA CORPORATIVA ESTRATÉGICA

Cristian José de Oliveira

1. INTRODUÇÃO:
Através deste ensaio, será apresentado o conjunto de processos da Governança Corporativa Estratégica. Deste modo, Governança deriva do termo governo, e pode ter várias interpretações, dependendo do enfoque.Governança é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos de um país visando o desenvolvimento, e a capacidade dos governos de planejar, formular e programar políticas e cumprir funções.
Também podemos ver que a governança corporativa das empresas é um conjunto de processos, regulamentos, decisões, costumes, ideias que mostram a maneira pela qual aempresa ou sociedade é dirigida ou administrada.
São oito as principais características da boa governança: Estado de direito, transparência, responsabilidade, orientação por consenso, igualdade e inclusividade, efetividade e eficiência e prestação de contas.
2. DESENVOLVIMENTO
Governança corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis e instituições que afetam o modo como umaempresa é administrada. Governança corporativa também inclui as relações entre os envolvidos e os objetivos para os quais a corporação é governado. Nas organizações contemporâneas, os principais grupos de partes interessadas externas são os acionistas, os credores, o comércio, fornecedores, clientes e comunidades afetadas pelas atividades da corporação, já as partes interessadas internamente sãoformadas pelo conselho de administração, executivos e demais empregados.
Governança corporativa é um tema multifacetado, principalmente pela natureza e pela extensão da responsabilidade de indivíduos específicos na organização. Um dos impactos de um sistema de governança corporativa é na eficiência econômica, com ênfase no bem-estar de acionistas.
Em sua essência, a Governança Corporativa tem comoprincipal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.


A boa Governança Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico  sustentável,proporcionando melhorias no desempenho das empresas. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de qualidade, evitando-se assim diversos fracassos empresariais como abusos de poder, erros e fraudes.
Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram para a necessidade denovas regras que os protegessem dos abusos da diretoria executiva das empresas, da inércia de conselhos de administração inoperantes e das omissões das auditorias externas.
Conceitualmente, a Governança Corporativa surgiu para superar o "conflito de agência", decorrente da separação entre a propriedade e a gestão empresarial. Nesta situação, o proprietário (acionista) delega a um agenteespecializado (executivo) o poder de decisão sobre sua propriedade. No entanto, os interesses do gestor nem sempre estarão alinhados com os do proprietário, resultando em um conflito de agência ou conflito agente-principal.
A preocupação da Governança Corporativa é criar um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos quanto de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivosesteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.
A boa Governança proporciona aos proprietários (acionistas ou cotistas) a gestão estratégica de sua empresa e a monitoração da direção executiva. As principais ferramentas que asseguram o controle da propriedade sobre a gestão são o conselho de administração, a auditoria independente e o conselho fiscal.
A empresa que opta pelas boas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa
  • governança Corporativa
  • Governança corporativa
  • Governança Corporativa
  • Governança corporativa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!