fac3 ciencias contabeis ATPS TEC DE NEGOCIAÇÂO DIFERENÇAS E SIMILARIDADES ENTRE O ADMINISTRADOR E O EMPREENDEDOR

842 palavras 4 páginas
DIFERENÇAS E SIMILARIDADES ENTRE O ADMINISTRADOR E O EMPREENDEDOR

Diferenças similares entre administradores e empreendedores, pois muito se discute a respeito desse assunto. Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter o sucesso, no entanto, nem todo administrador é um empreendedor.

O empreendedor tem algo mais, algumas características e atitudes que diferenciam do administrador tradicional. Mas para entender quais são estas características adicionais é preciso entender o que faz o administrador.

A abordagem clássica ou processual, com foco na impessoalidade, na organização e na hierarquia, propõe que o trabalho do administrador ou a arte de administrar concentre-se nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar. Vários outros autores reformularam ou complementaram seus conceitos com o passar dos anos.

Segundo Rosemary Stewart (1982) Oxford Center Management Studies o trabalho dos administradores é semelhante aos dos empreendedores, já que compartilham de três características principais: demanda restrições e alternativas. As demandas especificam o que tem de ser feito. Restrições são os fatores internos e externos da organização que limitam o que o responsável pelo trabalho administrativo pode fazer.

Hampton (1991) Os administradores diferem em dois aspectos: o nível que eles ocupam na hierarquia, que define como os processos administrativos são alcançados, e o conhecimento que detém segundo o qual são funcionais ou gerais. Em relação aos níveis, o trabalho administrativo pode ser identificado como: de supervisão, médio e alto. Os administradores médios ficam entre os mais baixos e os mais altos níveis na hierarquia em uma organização.

E os administradores de alto nível são aqueles que têm a mais alta responsabilidade e a mais abrangente rede de interações. Outro aspecto estudado é a diferenciação dos gerentes em funcionais e gerais, independentemente do nível que ocupam na organização. Os funcionais são os

Relacionados