governança

Páginas: 9 (2093 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2015
1- PROBLEMA
1.1 - Introdução
Um mercado de capitais eficiente é um dos pontos chaves para a expansão de economias sustentáveis e para o desenvolvimento econômico do país, com aumento de investimentos e criação de empregos diretos e indiretos.
Um elemento crucial para aumentar a eficiência econômica do mercado de capitais é a adoção de boas práticas de governança corporativa, conferindo maistransparência e segurança aos investidores.
A estrutura acionária das empresas brasileiras, com a concentração de controle na mão de poucos acionistas, está diretamente relacionada à precariedade ou inexistência de boas práticas de governança corporativa.
No atual momento de concorrência global, com necessidade de modernização constante e conseqüente necessidade de capital, o desenvolvimentodos mercados de capitais através da captação de recursos de investidores é imperativa. Entretanto o investidor está mais maduro e cioso de seu patrimônio, o que eleva o padrão de cobrança por informações precisas e tratamento equânime.
Considerando as empresas que atuam nos segmentos especiais da Bovespa (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado) , tem- se a seguinte questão de pesquisa: As empresaslistadas no Novo Mercado proporcionam maior geração de valor para o investidor do que as listadas nos demais segmentos especiais?

1.2 – Objetivos da Pesquisa
1.2.1– Objetivo Final
O objetivo final do presente estudo é verificar se as empresas listadas no nível Novo Mercado de Governança Corporativa da Bovespa proporcionam uma maior geração de valor para seus investidores, comparando o lucro poração e os dividendos por ação dessas empresas às listadas nos demais segmentos especiais.
1.2.2 – Objetivos Intermediários

Apresentar os fatores motivadores da implementação do Novo Mercado, sob a ótica da Bovespa;
Ressaltar os requisitos necessários para a migração para o Novo Mercado;
Comparar o desempenho do lucro por ação e dos dividendos por ação das empresas dos segmentos especiais daBovespa no período de 2008 a 2012.

1.3 – Suposição

Supõe- se que as empresas que participam do Novo Mercado possuem um valor de mercado maior, sob o aspecto do lucro por ação e dividendo por ação, do que as listadas no nível 1 e 2, partindo do pressuposto de que investidores estão dispostos a pagar um prêmio pelo cumprimento das exigências superiores advindas da participação no Novo Mercado.Por possuir controles rígidos e permitir ao mercado acessar informações mais completas sobre a gestão, mitigando riscos, um dos pressupostos para criação do Novo Mercado era a valorização das empresas que aderissem voluntariamente a ele. E essa valorização se traduziria, sob a ótica do investidor, no valor de lucro por ação e do dividendo pago por ação.

1.4 – Delimitação da Pesquisa

Serãoanalisados, comparativamente, os índices de lucro e dividendo por ação das empresas listadas nos níveis diferenciados de governança corporativa da Bovespa no período compreendido entre 2008 e 2012.


1.5 – Relevância no Estudo

Com o desenvolvimento da economia e a redução gradativa da taxa de juros, tem-se observado que os investidores estão buscando organizações transparentes que negociam suasações no mercado de capitais em detrimento de papéis do governo. O mercado de capitais tem sido visto como forma de maximização de retorno seguro, mudando aos poucos o paradigma de que atende apenas a grandes investidores e que é um investimento de alto risco.
Mediante esse cenário, esse trabalho pretende contribuir com o mercado, no sentido de dar subsídios para formação de opinião deinvestidores quando da decisão de investimento.

2. METODOLOGIA

2.1 – Tipo de Pesquisa

2.1.1 – Quanto aos Fins

O caráter da pesquisa é descritivo, pois segundo Vergara “(...) expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno”.

2.1.2 – Quanto aos Meios

O modelo conceitual empregado é de pesquisa bibliográfica, com consulta a livros, artigos científicos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Governanca
  • Governança
  • governança
  • Governança
  • Governança
  • Governança
  • Governanca
  • Governança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!