Gota

Páginas: 14 (3436 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
CURSO DE FARMÁCIA



Gota: doença no metabolismo das purinas





Introdução:
Gota ou "Doença dos Reis" é uma enfermidade causada principalmente pelo depósito de cristais de ácido úrico nasarticulações e na derme. Reconhecida há séculos e hoje é entendida como a forma de artrite mais frequente em homens; acometendo 1 a 2% deles em países ocidentais. Pode manifestar também através de nefrolitíase e disfunção renal. Está associada a outros distúrbios metabólicos, como dislipidemia, alterações do metabolismo glicêmico, síndrome metabólica, hipertensão arterial e doença cardiovascular. 
Foidescrita pela primeira vez por Hipócrates, no século V a.C. A maior incidência ocorre entre os 30-50 anos de idade, com predomínio do sexo masculino (95%). No sexo feminino ocorre geralmente após a menopausa. A gota é uma das doenças mais antigas registradas na história da medicina. Trata-se de uma doença crônica, não contagiosa, mas que passa pelas gerações de uma mesma família. Estima-se hojeque 2% da população mundial sofram de gota e que entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens. A doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade, ocorre devido a um acúmulo de ácido úrico no sangue e isto pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.
Na maioria das vezes, o primeiro sintoma é um inchaço do dedo grande do péacompanhado de dor forte. A primeira crise pode durar de 3 a 10 dias, e após este período o paciente volta a levar uma vida normal, o que geralmente faz com que ele não procure ajuda médica imediata. Uma nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações. Geralmente as crises de artrite aparecem nos membros inferiores, mas pode haver comprometimento de qualquerarticulação.



1 Patogênese:
O ácido úrico é um ácido fraco (pKa 5,8). O urato é a forma ionizada do ácido úrico em pH fisiológico. A quantidade de urato no organismo é o resultado do balanço entre a ingestão dietética, a síntese endógena e a taxa de excreção. A concentração plasmática de urato é em média mais alta em homens do que em mulheres e a tendência é aumentar com a idade e geralmente é elevadaem indivíduos obesos e de classes econômicas mais altas.
A gota é uma doença causada por alterações nos níveis de ácido úrico no sangue e nos tecidos. Resultante do excesso na produção (10% a 15%) ou uma baixa excreção (85% a 90%) do ácido úrico. A excreção renal diminuída de urato causa uma redução na filtração ou excreção. A gota é uma enfermidade que tem afetado a população mundial em grandeescala devido: aumento da longevidade; uso de diuréticos e aspirina em dose baixa; insuficiência renal crônica, hipertensão arterial sistólica, obesidade e síndrome metabólica.
É considerada uma doença: reumática, inflamatória e metabólica e afeta principalmente pessoas do sexo masculino na idade adulta, mas a principal causa é uma artropatia inflamatória.

1.1 Gota tofácea:
Na Gota tofáceao paciente apresenta o seguinte quadro clínico: o dedo indicador apresenta os tofos – massas nodulares de cristais de urato monossódico depositados nos tecidos moles do corpo. Ex: o dedo indicador com gota tofácea. A deposição de cristais urato monossódico com formato de agulhas que inicia com um processo inflamatório envolvendo a infiltração de granulócitos que fagocitam os cristais de urato. Oácido úrico é cristalizado ou precipitado dentro das articulações e na derme resultantes do aumento das concentrações plasmáticas de urato. Os cristais de urato nas articulações são fagocitados pelos neutrófilos (leucócitos do sangue e tecidos) danificando as membranas lisossomais e celulares causando a morte celular. Os rins também podem ser danificados pelo depósito de cristais de urato
Este...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GOTA
  • Gota
  • Gota
  • GOTA
  • Gotas
  • gotas
  • gota
  • Gota

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!