Gorvenancia Corporativa

708 palavras 3 páginas
Questão 1. O atual desafio do administrador da área de Tecnologia da Informação (TI), quando se trata de governança corporativa, é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar a empresa a construir vantagem competitiva e manter a transparência. Nesse sentido, pode-se afirmar que Gestão Estratégica de TI consiste em:
A) Identificar oportunidades de diferenciação da empresa no mercado possibilitadas pela TI.
B) Focar na operação dos sistemas de maneira a permitir sua maior eficiência.
C) Atualizar a base computacional instalada na empresa de modo a permitir a execução dos processos administrativos. D) Habilitar a empresa a alcançar seus objetivos pelo uso eficiente dos recursos disponíveis.
E) Responder às necessidades de informação pelos diversos usuários da empresa.
Resposta correta: alternativa A.
Análise das alternativas
A) Alternativa correta.

Justificativa: segundo Keen (1996), TI e vantagem competitiva tornaram-se sinônimos, já que o grande desafio do administrador da área de TI é projetar e gerenciar a tecnologia para ajudar na construção de vantagem competitiva. A estratégia competitiva, as regras e os processos organizacionais dependem diretamente da tecnologia disponível como recurso. Mudanças estratégicas exigem alterações na estrutura de equipamentos, de sistemas de informação, de banco de dados e de telecomunicações.
A TI não pode funcionar como limitadora para as estratégias empresariais, pois dependem dela o que a empresa pretende fazer e as oportunidades que almeja aproveitar. Assim, a gestão estratégica de TI deve propiciar novas oportunidades de diferenciação dos negócios.

A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.
I – A política adotada foi exitosa na estabilização de preços, apoiando-se, principalmente, na abertura comercial e financeira, na valorização cambial e em elevadas taxas de juros.
II – A política adotada impediu o crescimento da dívida mobiliária federal por meio da privatização acelerada das empresas estatais.

Relacionados

  • Resumo
    5492 palavras | 22 páginas