Google Earth

Páginas: 7 (1663 palavras) Publicado: 8 de maio de 2014
Google Earth

Foi-se o tempo em que o maior atrativo do Google Earth resumia-se à possibili¬dade de ver, pela internet, os pontos turísticos mais famo-sos do mundo - e também a sua casa. 0 programa, que exibe fotos de satélite em al¬ta resolução de todo o plane¬ta, permite usos bem mais avançados e, até pouco tem¬po atrás, inimagináveis para um internauta.
Sem sair de casa, dá para ver, porexemplo, os abalos sísmicos ao redor do globo ou conferir a extensão de tra¬gédias como a do furacão Katrina nos EUA, em 2005.
Fanáticos por trilhas e atletas profissionais tam¬bém têm aproveitado os re¬cursos do software para co¬nhecer melhor as rotas que pretendem percorrer. E os mais curiosos dedicam-se a descobrir locais inusitados, seguindo dicas de outros "usuários-exploradores", além deacessar conteúdo multimídia de revistas e ca¬nais de TV especializados, instituições científicas e enti¬dades como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Pré-requisitos: programa requer PC razoavelmente potente para rodar

Para ter acesso a essa ava¬lanche de informações, o pri¬meiro passo é mais do que ób¬vio: instale o aplicativo no seu PC. Como lida com uma grande quantidade de ima¬gens, oGoogle Earth exige um micro razoavelmente po¬tente e uma conexão de inter¬net do tipo banda larga. O aplicativo roda em máquinas com Windows 2000, XP e Vista que tenham no míni¬mo 128 megabytes (MB) de memória RAM e placa acele¬radora 3D de 16 MB - hoje, a maioria dos computadores novos dá conta do recado. Também existem versões pa¬ra Mac OS X e Linux.
Entre no endereço ht¬tp://'earth.google.com epres¬sione o botão "Download Google Earth" para baixar o arquivo de instalação. O apli-cativo exige 400 MB de espa¬ço no disco rígido. Aceite as opções predefinidas, optan¬do pela instalação completa. Pronto. Hora de começar a descobrir o mundo visto do alto. Mas antes de usar as fun¬ções avançadas, é preciso aprender a dominar as fun¬ções básicas de navegação.
Ao abrir o programa, vo¬cê verá umacaixa de buscas no canto superior esquerdo. Ali você pode digitar o nome de uma cidade seguida do país, sempre com a grafia em inglês - "Salvador, Brazil", por exemplo -, ou dar as coor¬denadas geográficas de um determinado ponto. O globo vai girar e enquadrar o local desejado automaticamente.
Bem no meio da barra situada no lado esquerdo do Google Earth fica a caixa "Places". Abra a pasta"Si¬ghtseeing" para viajar a pon¬tos turísticos conhecidos, co¬mo a Torre Eiffel.
Também é muito fácil ex¬plorar a Terra a esmo. Leve o ponteiro do mouse à janela
principal do aplicativo, cli¬que com o botão direito e rode o planeta até o ponto dese¬jado. Para dar zoom, gire o botão do meio do mouse. Ou¬tra opção é movimentar o glo¬bo com as ferramentas de na¬vegação situadas no canto su¬periordireito da tela. Em pouco tempo você estará familiarizado com esses instrumen¬tos. Hora de virar a página e descobrir o que mais esse mundo tem a oferecer.

Funções avançadas do Google Earth ampliam conhecimentos






Software
: MAURÍCIO MORAES E SILVA
Ninguém precisa se tornar um génio da informática ou da geo¬grafia para usar o Google Earth de modo avançado. Alguns cli¬ques bastam paraacrescentar novas funcionalidades ao pro¬grama. Existem duas maneiras para fazer isso: ativando os re¬cursos da área "Layers", locali¬zada no canto inferior esquerdo do Google Earth, ou baixando arquivos especialmente desen¬volvidos para o software.
A área "Layers" guarda uma série de tesouros. Há várias cai¬xinhas que, quando marcadas, ativam funções novas. A primeira, "Terrain", mostra aseleva¬ções no solo, enquanto a segun¬da, "Geographic Web", traz uma seleção dos lugares mais interessantes indicados por membros da comunidade do Google Earth, abre referências da Wikipedia aos pontos visita¬dos e exibe fotos tiradas por membros do fotolog Panoramio (www.panoramio.com).
Você também pode tentar co¬locar uma imagem dentro do Google Earth. Primeiro, entre no Panoramio e clique em "Criar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Google earth
  • Georreferenciamento Google Earth
  • Georreferenciamento Imagens pelo Google Earth
  • Georreferenciamento de Imagem do Google Earth
  • Conhecendo o google earth
  • A utilização do Google Earth na Geografia
  • Manual Google Earth
  • Criação de modelo tridimensional para o google earth

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!