Gonorreia

Páginas: 5 (1006 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

Neisseria gonorrhoeae (gonococo)
Os gonococos atacam as mucosas das vias geniturinárias e dos olhos, promovendo uma supuração aguda que pode levar à invasão tecidual, que evolui para inflamação crônica. Para diagnosticar se o indivíduo possui gonococos em seu organismo, recolhe-se o exsudado uretral, que é submetido a exame microscópico direto, recorrendo à coloração de Gram. Para combater abactéria usa-se administração de cefotriaxona, cefixima ou fluoroquinolonas.  Causadora da gonorréia, a Neisseria gonorrhoeae pode ser transmitida através do contato sexual. Por isso é importante o uso de preservativos, a fim de evitar não só a gonorréia, como também as variadas doenças sexualmente transmissíveis existentes.
O que é Gonorreia?
Sinônimos: Blenorragia, esquentamento.
A gonorreiaé uma infecção sexualmente transmissível (IST) comum.
Causas
A gonorreia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Qualquer indivíduo que pratique qualquer tipo de sexo pode contrair a gonorreia. A infecção pode ser transmitida por contato oral, vaginal, peniano ou anal.

A bactéria cresce em áreas quentes e úmidas do corpo, incluindo o canal que leva a urina para fora do corpo(uretra). Em mulheres, a bactéria pode ser encontrada no sistema reprodutor (que inclui as trompas de falópio, o útero e o colo do útero). A bactéria pode se desenvolver até mesmo nos olhos.

Você está mais propenso a desenvolver a gonorreia, se:
Tiver vários parceiros sexuais
Tiver um parceiro com histórico de qualquer infecção sexualmente transmissível
Não usar camisinha durante o ato sexualFizer uso abusivo de álcool ou de substâncias ilegais
Exames
A gonorreia pode ser facilmente identificada por meio da observação de uma amostra de tecido ou corrimento no microscópio. Essa técnica é chamada de coloração de Gram. Apesar de ser rápido, esse método não é o mais preciso.
Os exames de coloração de Gram usados para diagnosticar a gonorreia incluem:
Coloração de Gram do colo doútero em mulheres
Coloração de Gram do corrimento uretral em homens
Coloração de Gram dos fluidos em conjunto
Culturas (células que crescem em um recipiente de laboratório) podem apresentar uma evidência absoluta da infecção. Geralmente, as amostras para uma cultura são retiradas do colo do útero, da vagina, da uretra, do ânus ou da garganta. Geralmente, as culturas podem apresentar um diagnósticopreliminar em 24 horas, e um diagnóstico confirmado em 72 horas.
As culturas utilizadas para o diagnóstico da gonorreia incluem:
Cultura endocervical em mulheres
Cultura do corrimento uretral em homens
Cultura do esfregaço da garganta em homens e mulheres
Cultura retal em homens e mulheres
Cultura dos fluidos em conjunto
Culturas de sangue
Exames de DNA são especialmente úteis para umteste de triagem. Eles incluem o exame de reação em cadeia da ligase. Os exames de DNA são mais rápidos do que as culturas. Esses exames podem ser realizados com amostras de urina, que são muito mais fáceis de coletar do que amostras da região genital.
Se você tem gonorreia, peça para fazer exames relacionados a outras infecções sexualmente transmissíveis, incluindo clamídia, sífilis e HIV. Se vocêtem 21 anos ou mais, certifique-se de ter feito um Papanicolau recentemente.
Sintomas de Gonorreia
Os sintomas da gonorreia geralmente aparecem de 2 a 5 dias após a infecção. No entanto, em homens, os sintomas podem levar até 1 mês para aparecer. Alguns indivíduos não apresentam sintomas. Eles podem não fazer ideia de que contraíram a infecção e, por isso, não procuram tratamento. Esse fatoraumenta o risco de complicações e as chances de transmitir a infecção a outras pessoas.
Os sintomas de gonorreia em homens incluem:
Ardência e dor ao urinar
Aumento na frequência ou urgência urinária
Corrimento do pênis (de cor branca, amarela ou verde)
Vermelhidão ou inchaço na abertura do pênis (uretra)
Testículos doloridos ou inchados
Dor de garganta (faringite gonocócica)
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gonorréia
  • gonorreia
  • gonorreia
  • Gonorréia
  • Gonorreia
  • Gonorreia
  • A gonorréia
  • Gonorréia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!